O Corpo de Bombeiros de São Paulo intensifica a partir deste mês a Operação Praia Segura em cidades do litoral paulista. A ação conta com o reforço do efetivo, que além dos bombeiros, inclui guarda-vidas temporários (GVTs) contratados pelos municípios e mais de 500 novos profissionais admitidos para ampliar o efetivo do Corpo de Bombeiros.
A operação, que se estenderá até março, também envolve o emprego de viaturas, embarcações, equipamentos e outros meios operacionais destinados à proteção da população no litoral de São Paulo.
Aproximadamente mil profissionais, entre bombeiros e guarda-vidas temporários municipais e estaduais, estão empenhados na proteção dos banhistas e na prevenção de afogamentos.
“A expectativa é de que o litoral paulista receba milhões de banhistas ao longo da temporada de verão”, afirmou a capitão Karoline Burunsizian, do Corpo de Bombeiros.
A operação contará ainda com o apoio do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM), que atua de forma integrada ao Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). Helicópteros posicionados estrategicamente ampliam a capacidade de resposta em ocorrências de afogamento, buscas, resgates e monitoramento de áreas de risco.
Os guarda-vidas temporários que atuam junto ao GBMar receberam instruções teóricas e práticas em Educação Física, Natação Aplicada, Noções de Oceanografia, Prevenção e Salvamento Aquático, Técnicas Básicas de Recuperação de Afogados e Relacionamento com o Público.
Homens e mulheres com mais de 18 anos foram selecionados em processo realizado no início de novembro, avaliados por meio de provas de corrida e natação que atestaram o condicionamento físico e a aptidão técnica necessária ao exercício da função.
São Paulo Previsão do tempo para quinta-feira (22), em SP: tempo firme predomina
São Paulo Crianças de centro de acolhimento visitam o restaurante Bom Prato em Campinas
Portos e Aeroportos Editais do primeiro bloco de leilões portuários de 2026 são publicados
São Paulo Governo de SP entrega 355 unidades habitacionais na região de Sorocaba
São Paulo Governo de SP disponibiliza ajuda humanitária aos municípios de Peruíbe e Itapecerica da Serra
Portos e Aeroportos Editais dos primeiro bloco de leilões portuários de 2026 são publicados Mín. 15° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 22°
ChuvaMín. 15° Máx. 26°
Chuvas esparsas