A publicação do resultado do sorteio entre leiloeiros e avaliadores de veículos, realizado nesta terça-feira (25) e divulgado nesta quarta (26) no Diário Oficial do Estado, marca a transição definitiva do Detran-SP para um modelo moderno, auditável e alinhado às melhores práticas de governança na condução dos leilões de veículos. A iniciativa reforça o rigor nas regras e acelera os procedimentos, promovendo mais eficiência e segurança institucional.
O Detran-SP vive hoje o maior ciclo de leilões de sua história. Entre 2024 e o primeiro semestre de 2025, cerca de 30 mil veículos foram leiloados, enquanto outros 38 mil seguem em etapas preparatórias. Desde 2022, foram realizados 94 leilões no Estado. A modernização do modelo amplia a eficiência, a transparência e a celeridade em toda a cadeia de preparação e execução dos pregões.
Em 2025, o Detran-SP remodelou completamente sua política de leilões com a publicação da Portaria Normativa nº 46, que estabeleceu um novo procedimento de credenciamento para leiloeiros e avaliadores atuarem junto ao órgão. O sorteio desta semana inaugura uma série superior a cem leilões previstos para 2026, sendo quarenta apenas no primeiro trimestre, em todas as regiões do Estado.
“Essa nova modelagem garantirá mais agilidade, mais segurança jurídica e maior proteção institucional, com respeito ao cidadão e entrega dos veículos arrematados em menos de dez dias, já devidamente desembaraçados. É uma mudança estrutural, com controles aprimorados e critérios claros, que consolida um novo patamar para as operações de leilão no estado de São Paulo”, afirma Anderson Poddis, Diretor de Fiscalização de Trânsito no Detran-SP.
Além da reformulação no credenciamento dos profissionais envolvidos, o novo modelo de concessão dos pátios, atualmente em estruturação pelo Governo de São Paulo, trará ainda mais eficiência à cadeia completa de preparação dos veículos para os pregões, com espaços mais organizados, seguros e adequados ao volume crescente de operações.
Medidas de Governança
A realização do sorteio seguiu protocolos reforçados de governança, com registro formal em ata, acompanhamento presencial de profissionais credenciados e participação direta da Diretoria de Controle e Integridade do Detran-SP, assegurando lisura, auditabilidade e plena rastreabilidade do procedimento.
Sorteio dos Leiloeiros e Avaliadores
O sorteio ocorreu na sede do Detran-SP, na capital paulista, e contou com 149 leiloeiros e trinta avaliadores credenciados até 19 de novembro. A ordem de precedência para realização dos próximos leilões foi organizada em lista pública e objetiva, definida por critérios de rigor técnico e de governança.
Caso algum profissional sorteado recuse a execução do pregão correspondente à sua posição, será automaticamente realocado para o final da fila, após os credenciados posteriores à data de corte, preservando a equidade e o cumprimento integral das regras.
O evento contou com participação presencial e transmissão online aos credenciados. Segundo Artigas, a sanitização do processo de leilões, que recebeu novas regras há um mês, está diretamente conectada ao projeto estadual de concessão do serviço de remoção e guarda de veículos. “Esse procedimento é parte de um projeto maior, que vai sanitizar todo o processo de leilões”, disse.
São Paulo Megaoperação da Polícia de São Paulo tem bloqueio histórico de R$ 6 bilhões do crime organizado
São Paulo Entenda como a tarifa da Sabesp privatizada é 15% mais barata que a da Sabesp estatal
São Paulo Adesão ao Sistema Estadual de Trânsito chega a 509 municípios
São Paulo SP leva seis premiações durante Prêmio Nacional do Turismo
São Paulo Polícia de SP apreende carros de luxo na Operação Falso Mercúrio
São Paulo Procon-SP faz nova consulta para entender a percepção dos consumidores sobre os jogos e apostas on-line Mín. 14° Máx. 22°
Mín. 13° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 32°
Tempo limpo