Logo na entrada do Paço Municipal, a Sala do Empreendedor de Arujá marca presença como um dos equipamentos públicos mais estratégicos para o fortalecimento do ambiente de negócios no município. O espaço, inaugurado em 19 de novembro de 2021, foi criado para oferecer atendimento diferenciado, orientação técnica e suporte integral aos empreendedores.
Quatro anos após sua implantação, os resultados são expressivos. O prefeito Dr. Luis Camargo destacou o impacto direto no crescimento econômico da cidade.
“O impacto é visível nos números: Arujá passou de cerca de 5 mil CNPJs ativos para mais de 17 mil registrados no município; um crescimento que reforça o fortalecimento do ambiente empreendedor local e evidencia a importância das políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento econômico”,
afirmou.
A Sala do Empreendedor consolidou-se como referência no atendimento ao empresariado, auxiliando em processos de formalização, regularização e planejamento de negócios. Atualmente, Arujá soma 17.684 Atividades Econômicas Ativas, incluindo CNPJs e autônomos, além de 8.882 MEIs devidamente registrados.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Santos, o sucesso do programa é resultado de ações integradas.
“A cidade tem um enorme potencial econômico, que estava represado e foi revitalizado com medidas de desburocratização, incentivo ao Empreendedorismo e capacitação dos empreendedores. Com o apoio do Sebrae Guarulhos, colhemos esses brilhantes resultados”,
destacou.
Ele também compartilhou o mérito com a equipe, incluindo a secretária-adjunta Flavia Sanches, a diretora de Desenvolvimento Givânia Silva, o diretor de Indústria e Comércio Donizete Ribeiro, e Marcelo, gestor da Sala do Empreendedor, além de todo o corpo de colaboradores.
O balanço dos quatro anos de funcionamento (19/11/2021 a 19/11/2025) mostra a intensidade do trabalho realizado: são mais de 24 mil Protocolos de Viabilidades, mais de 1.750 atendimentos voltados ao MEI e mais de 11,5 mil atendimentos presenciais e por telefone.
Além do atendimento direto, a Sala do Empreendedor participou ativamente da modernização de procedimentos ligados ao ambiente de negócios. Entre os avanços estão a simplificação da abertura de empresas e o aprimoramento do licenciamento, fundamentados em normas importantes como:
A Sala do Empreendedor segue como um polo essencial para micro, pequenos, médios e grandes empresários, contribuindo para inovação, geração de renda e novas oportunidades. O salto de 5 mil para mais de 17 mil CNPJs ativos comprova o impacto das políticas públicas implementadas e o fortalecimento contínuo da economia local.
INUNDAÇÃO AGENTES DA DEFESA CIVIL DE ARUJÁ PARTICIPAM DE SIMULADO DE EMERGÊNCIA DE INUNDAÇÃO
Natal Encantado Natal Encantado em Arujá começa a partir de 6 de dezembro
ANFITEATRO ANFITEATRO MUNICIPAL DE ARUJÁ RECEBE A PEÇA “E AGORA, DRUMMOND?” NESTE SÁBADO (29)
Ação Arujá recebe ação com INSS para orientar sobre Previdência e BPC
Ciranda Arujá promove Ciranda das Memórias e valoriza a pessoa idosa Mín. 14° Máx. 22°
Mín. 13° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 32°
Tempo limpo