No último sábado (8), uma turma de 20 famílias, entre crianças e jovens com deficiência (PCD) assistidos pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, participou de uma sessão de cinema inclusivo no Sesc Guarulhos, que exibiu a animação A Viagem de Ernesto e Celine. A sessão especial contou com audiodescrição, tradução em Libras e legendas, fruto de parceria entre a pasta e a unidade do Sesc.
Acessibilidade e participação cultural
Para a subsecretária Mayara Maia, proporcionar experiências culturais acessíveis é parte fundamental da inclusão, pois garante o direito à participação plena na vida social.
“Quando uma criança com deficiência vai ao cinema e compreende a história por meio da audiodescrição, das legendas ou da Libras, ela não está apenas assistindo a um filme: está exercendo o direito de participar plenamente da sociedade. A parceria com o Sesc Guarulhos reforça o compromisso da administração em fazer da arte, do lazer e da cultura espaços de pertencimento e diversidade.” — Mayara Maia, subsecretária de Acessibilidade e Inclusão.
Sobre o filme
A animação francesa A Viagem de Ernesto e Celine narra a jornada de dois personagens por um país onde a música foi proibida. Ao lado de novos amigos, eles assumem a missão de devolver a alegria e as canções ao lugar. A obra se baseia em populares livros infantis franceses.