A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está reforçando as ações de combate aos pontos viciados em Suzano. O trabalho inclui vistorias regulares nos endereços com descarte irregular de resíduos para definir soluções que preservem a limpeza urbana.
Nesta terça-feira (21/10), o secretário André Chiang esteve na rua Manoel Honorato dos Santos, no Jardim Alterópolis (região norte), e na avenida Conde de Monte Cristo, no Jardim Monte Cristo (região central), para avaliar medidas que evitem novos acúmulos de materiais.
Ações em parceria com a Renova Suzano
As visitas contaram com a presença de representantes da Concessionária Renova Suzano, responsável pela gestão de resíduos sólidos no município. Entre as propostas em discussão está a implantação de paisagismo — com uso de pneus e plantas — para inibir o descarte em áreas críticas.
Histórico e resultados de zeladoria
O tema está no radar da Prefeitura há anos. Já foram instaladas faixas de conscientização e reforço de pintura em pontos estratégicos, como as ruas Anita Garibaldi (Parque Maria Helena) e Inácio Garcia (Cidade Edson), entre outras localidades.
Somente no mês passado, a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos removeu 399 toneladas de resíduos de pontos viciados — volume superior ao retirado de valas e rios (152 toneladas) e de bueiros (47 toneladas).
Ecopontos: como descartar corretamente
A Prefeitura reforça que os munícipes devem utilizar os ecopontos da cidade (segunda a sexta, das 8h às 19h):
- Parque Maria Helena — rua Antônio Francisco dos Santos, 186
- Marginal do Una (Vila Figueira) — rua Afonso Nícola Redondo, s/n
- Jardim Dona Benta — estrada Takashi Kobata, 183
- Boa Vista — rua Vitor Miguelino, 553
Operação Cata-Treco
A gestão de resíduos também conta com a operação “Cata-Treco”, conduzida pela Secretaria Municipal de Governo, que utiliza dois caminhões para recolher inservíveis conforme cronograma definido pelas demandas da população. Solicitações podem ser feitas pelo WhatsApp (11) 94555-3867.
O que diz a Secretaria
“Estamos percorrendo a cidade para entender quais são as soluções mais adequadas para cada um destes endereços. Lembramos sempre da importância da população neste processo, que nos ajuda a denunciar os casos que têm acontecido nos bairros”, ressaltou André Chiang, secretário municipal de Meio Ambiente.
Denúncias e contato
Denúncias de descarte irregular podem ser encaminhadas à Ouvidoria Municipal pelo 0800-774-2007 ou pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br.