No último sábado (11), Guararema deu início à 4ª edição da Festa Literária de Guararema (FLIG), com o tema “As fantásticas fábulas de La Fontaine”. A programação gratuita segue até domingo (19) e inclui dezenas de atividades para todas as idades, como espetáculos, oficinas, contações de histórias e lançamentos de livros.
A abertura contou com a Corrida Fabulosa “A Lebre e a Tartaruga”, que percorreu as ruas do Centro, com chegada na Praça Lydia Custódio Domingues. A cerimônia foi animada pela Banda Municipal de Guararema (Bamugua), garantindo clima festivo à atividade.
Primeiro fim de semana valoriza espetáculos e jovens autores
O público acompanhou o espetáculo “As Fabulosas Histórias do Vovô”, da Cia. de Teatro Mas Por Quê?, e os bate-papos literários “Confabulando”, que reuniram escritores e leitores em lançamentos e discussões sobre obras recentes.
No domingo (12), alunos da Rede Municipal de Ensino lançaram livros produzidos em sala de aula, incluindo “Conte Guararema: Luís Carlos” (E.M. João Baptista Jungers) e “Quer ser meu amigo?” (E.M. Professora Eunice Leonor Lopes Prado). Outros títulos apresentados foram “Aventuras no Fundo do Mar” (Edi Holanda), “Os animais têm seus segredos” (Alice Dourado), “Rainha Rubi” e “Em terras Brasileiras” (Clara Freire, Elisa Eroles e Camila Eroles).
Programação da semana e lançamentos literários
Durante a semana, as atividades continuam na Ilha Grande e na Vila de Luís Carlos, incluindo apresentações para escolas, público em geral, fanfarras, o Coral Canto por Guararema, espetáculos como “A Cigarra e a Formiga” e contações de histórias da Cia. Arte&Riso. Oficinas e leituras compartilhadas também fazem parte da agenda.
Os lançamentos literários seguem a partir de sexta-feira (17), às 17h30, com Ana Santiago e os livros “A que vim” e “Fonte Borbulhante”. No sábado (18), Marcela Rabelo apresenta “Tempo Perdido” às 11h40, Li Couto lança “A guardiã e o Guerreiro” às 15h e Valéria Alonso mostra “A Pipa de Lipi” às 17h. No domingo (19), às 10h, Alessandra Viotto encerra a programação com o livro infantil “A capivarinha que não queria crescer”.
Pavilhão das Editoras e informações adicionais
O Pavilhão das Editoras funciona no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Ilha Grande, com editoras, autores e venda de livros a preços acessíveis: sábado das 10h às 20h, domingo das 10h às 19h e segunda a sexta das 8h às 19h.
A programação completa da 4ª FLIG está disponível em guararema.sp.gov.br/eventos e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Guararema (@prefeituradeguararema e @visiteguararemaoficial).