A Prefeitura de Suzano está reforçando a limpeza do rio Jaguari com um trabalho desenvolvido em parceria com o governo do Estado, que já garantiu a retirada de 650 toneladas de resíduos nas últimas duas semanas. Os serviços devem se estender até sábado (04/10) e foram acompanhados pelo prefeito Pedro Ishi, pelo secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, e por vereadores.
O prefeito percorreu as margens do rio, na altura do bairro Miguel Badra, para verificar as ações da retroescavadeira utilizada no leito, acompanhado do diretor de Manutenção para a região norte, José Augusto Nunes (Ligeirinho), e dos vereadores Marcos Antonio dos Santos (Maizena) e Benedito dos Santos Moraes (Inhame).
A limpeza integra as ações da administração municipal para preservar os rios, principalmente durante a época de chuvas, protegendo bairros como Miguel Badra, Cidade Boa Vista, Jardim Carmem, Jardim Santa Inês, Jardim São José, Jardim São Bernardino, Jardim Fernandes e Jardim Graziela.
O serviço também complementa o trabalho de desassoreamento do rio Tietê, conduzido pela Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas), vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Desde dezembro de 2023, mais de 247 mil metros cúbicos de sedimentos foram retirados, com meta de 315 mil metros cúbicos até 2026.
Segundo o secretário Samuel Oliveira, a atuação preventiva evita o acúmulo de resíduos. “Temos cumprido nosso cronograma de ações para que o município esteja preparado para as chuvas. Acompanhamos de perto todas as atividades para garantir a execução conforme planejado”, declarou.
O prefeito Pedro Ishi destacou a parceria com o governo estadual e o Legislativo. “A presença dos vereadores reforça o trabalho que garante avanços para a cidade. Este serviço no rio Jaguari é mais um exemplo do nosso compromisso com as localidades e com a melhoria da qualidade de vida da população”, pontuou.