A Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), flagrou na última terça-feira (17/02), por volta do meio-dia, o descarte irregular de resíduos sólidos em uma área localizada nas proximidades da estrada dos Fernandes, no Parque Santa Rosa.
A região, situada próxima ao rio Guaió, já vinha sendo monitorada após denúncias sobre práticas semelhantes. A fiscalização intensificada resultou na abordagem de um caminhão utilizado para despejar materiais no local.
Durante a ação, a equipe do GPA abordou o motorista e o passageiro do veículo e solicitou a documentação que autorizasse o descarte de resíduos sólidos na área. Ambos informaram não possuir qualquer autorização formal, alegando que estavam apenas prestando serviço ao responsável pelo terreno, que teria garantido a legalidade da atividade.
Posteriormente, um terceiro indivíduo compareceu ao local e se apresentou como prestador de serviços. Ele afirmou que a área seria conhecida popularmente como “bota espera” e que haveria autorização para utilizá-la como ponto de transbordo de materiais. No entanto, nenhuma documentação foi apresentada para comprovar a regularidade da operação.
No local, os agentes constataram a presença de ferro, pneus e diversos outros resíduos sólidos espalhados pela área. Após consulta ao sistema de georreferenciamento, foi verificado que o terreno está classificado como Zona de Ocupação Controlada 2, o que impõe restrições específicas quanto ao uso e à destinação de materiais.
O espaço foi devidamente fotografado para registro da ocorrência. As informações coletadas, juntamente com os três indivíduos envolvidos e o caminhão utilizado na ação, foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Central para as providências cabíveis.
A ocorrência foi registrada com base no artigo 54 da Lei Federal nº 9.605, de fevereiro de 1998, que trata dos crimes ambientais. A legislação prevê penalidades para quem causar poluição que resulte ou possa resultar em danos à saúde humana, mortandade de animais ou destruição significativa da flora.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, destacou o trabalho preventivo e repressivo realizado pela corporação no combate aos crimes ambientais.
“Descartes irregulares de resíduos trazem riscos não só para os animais e a flora local, mas para a população afetada pelos danos ao solo e à água. Combater o crime de poluição é proteger a população e o patrimônio ambiental do município”
A Guarda Civil Municipal reforça que denúncias podem ser fundamentais para coibir práticas ilegais e preservar áreas ambientais sensíveis do município.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão