O foguete sul-coreano HANBIT-Nano, primeiro voo comercial lançado a partir de uma base brasileira, explodiu minutos após decolar na Base de Alcântara, no Maranhão, na noite dessa segunda-feira (23). O veículo não era tripulado.
O foguete da empresa Innospace partiu às 22h13 e, segundo comunicado da Força Aérea Brasileira (FAB), sofreu uma “anomalia que o fez colidir com o solo”.
De acordo com a nota, uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local da queda para analisar os destroços. A Innospace também trabalha para descobrir o motivo da falha.
O lançamento do HANBIT-Nano foi adiado diversas vezes. Inicialmente, o voo estava programado para ocorrer em novembro. A data mudou para 17 de dezembro, mas foi identificada uma anomalia, o que levou a nova mudança, dessa vez para 19 de dezembro. Outro problema fez com que o lançamento fosse transferido para essa segunda (22).
O veículo espacial tinha 21,8 metros de comprimento e pesava 20 toneladas. Ele levaria para o espaço satélites que seriam colocados na órbita da Terra. Também carregava oito cargas úteis: cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais desenvolvidos pelo Brasil e a Índia.
São Paulo Rodoanel Norte tem primeiro trecho liberado ao tráfego; veja como a obra vai mudar a logística de SP
São Paulo Santa Casa de Aparecida celebra 95 anos e recebe placa ‘Aqui Tem Tabela SUS Paulista’
Portos e Aeroportos Aviação brasileira bate recorde com 130 milhões de passageiros; a maior movimentação da história do país
São Paulo Restaurantes Bom Prato servirão almoços especiais nos dias de Natal e Ano Novo; veja cardápio por unidades
São Paulo Casa Paulista regulariza mais de 200 imóveis em Franco da Rocha
São Paulo Biometano avança no interior de SP e ganha espaço na estratégia de transição energética Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 34°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 36°
Tempo limpo