A Prefeitura de Guararema, uma das únicas do Brasil a contar com a certificação ISO 14001 — que atesta a eficácia do desempenho ambiental da gestão municipal — reforça o alerta sobre a importância do uso consciente da água. Os reservatórios do Estado de São Paulo estão com volume abaixo do ideal, reflexo das altas temperaturas e da redução no índice de chuvas registradas nas últimas semanas. Essa situação requer a colaboração de todos para evitar o desperdício e garantir o abastecimento regular.
A Administração Municipal destaca, por meio de campanha em seus canais oficiais, que a água é um recurso essencial e finito, e que pequenas atitudes no dia a dia fazem grande diferença. Entre as principais recomendações estão: tomar banhos mais curtos, fechar a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça, reaproveitar a água para limpeza e evitar o uso de mangueiras para lavar calçadas ou veículos.
Essas iniciativas fazem parte das políticas municipais voltadas à preservação ambiental e à promoção de uma cultura de responsabilidade com os recursos naturais, embasadas no Sistema de Gestão Ambiental da Administração Municipal.
O aumento das temperaturas e o consumo elevado de água costumam ocorrer simultaneamente, o que intensifica a necessidade de uso responsável. Além das ações de conscientização, a Prefeitura de Guararema mantém campanhas educativas em escolas e espaços públicos, incentivando boas práticas de economia e sustentabilidade.
Com a chegada do calor e o aumento na demanda, a recomendação aos moradores é clara: usem a água com consciência. Cada gota economizada representa um gesto de cuidado com Guararema e com o meio ambiente.
Bora Ser Feliz Guararema promove vacinação antirrábica gratuita para cães e gatos no Nogueira
Gastronomia Guararema celebra gastronomia sustentável com alunos
Evento Guararema arrecada mais de 1,5 mil itens no 1º Treinão Solidário da PM
Capacitações Guararema abre inscrições para cursos gratuitos em indústria, construção civil e gastronomia
Junho Verde Guararema amplia programação do Junho Verde com ações sobre clima, arborização e jardins medicinais
Tapa-Buraco Prefeitura de Guararema realiza operação tapa-buraco na Estrada Municipal Jorge Miski