A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Administrações Regionais (SAR), realizou nesta segunda-feira (13) a limpeza de um trecho do córrego Cocho Velho, no Jardim Presidente Dutra, e de uma vala de drenagem que desemboca no córrego Ribeirão das Lavras, na região do Lavras. As ações foram supervisionadas pelas regionais Cumbica e São João.
Para a execução da limpeza do córrego, foi utilizada uma escavadeira hidráulica responsável por retirar resíduos como madeira, restos de vegetação e outros materiais que obstruíam o fluxo da água.
Trabalho garante melhor escoamento e previne alagamentos
Na região do Lavras, a equipe realizou a limpeza e a desobstrução de uma vala de drenagem que estava completamente bloqueada, comprometendo o escoamento da água. Devido à obstrução, foi necessário abrir uma espécie de “janela” para possibilitar a execução do serviço.
De acordo com a Regional São João, responsável pela supervisão da ação, a vala de drenagem é limpa semanalmente, com a retirada média de 40 m³ de resíduos do local.
- Limpeza de córregos e valas supervisionada pelas regionais Cumbica e São João;
- Retirada de resíduos e vegetação acumulada com uso de escavadeira hidráulica;
- Serviços preventivos integram a Operação Tempestade.
Compromisso com a conservação urbana
Por meio de suas oito regionais, a Secretaria de Administrações Regionais reafirma o compromisso do município com a conservação e o aprimoramento da infraestrutura urbana, priorizando ações que trazem benefícios diretos à população.
A Operação Tempestade, de caráter preventivo, tem como objetivo principal evitar alagamentos durante o período chuvoso por meio do desassoreamento de córregos e valas de drenagem em diversas regiões da cidade.