Suzano recebeu neste sábado (13/09) a visita do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, marcando a primeira vez que o mais importante representante diplomático japonês esteve no município. O encontro incluiu uma recepção no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, onde Hayashi foi recebido pelo prefeito Pedro Ishi e pelo ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi.
A agenda também contou com uma programação especial organizada pela Associação Cultural Suzanense – Bunkyo, reforçando os vínculos históricos da cidade com a comunidade japonesa. Participaram da recepção a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, o vice-prefeito Said Raful, o presidente da Câmara, Artur Takayama, além da ex-primeira-dama Larissa Ashiuchi e demais autoridades regionais.
O encontro reforçou a parceria que Suzano mantém há 76 anos com a cultura oriental, resultado da chegada de imigrantes, do intercâmbio de estudantes e do desenvolvimento industrial. Em 2022, a cidade celebrou o Centenário da Imigração Japonesa e o Cinquentenário da Irmandade com Komatsu, fortalecendo a integração cultural e econômica.
Durante a visita, o embaixador acompanhou apresentações de taiko, aikido, kendo e conheceu trabalhos da escola de língua japonesa do Bunkyo. Ele também foi recepcionado com uma feijoada especial preparada pelo departamento de Mães Hahanokai.
“É um momento muito marcante para todos nós, por tudo que temos em comum com a cultura oriental. Quero agradecer ao embaixador em público, já que ele poderia estar em várias cidades, mas escolheu Suzano para estar aqui.”, destacou o ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi.
“Para mim e para o governo do meu país, Suzano é uma cidade muito especial e de grande importância. Agradeço a todos por divulgar a cultura japonesa e estreitar os laços entre os dois países.”, afirmou o embaixador Teiji Hayashi.
“Para a gente é um dia histórico poder receber a visita do embaixador Teiji Hayashi pela primeira vez em nossa cidade. Suzano tem um laço de amizade e união muito forte com a cultura japonesa, que ajudou a construir a nossa cidade.”, declarou o prefeito Pedro Ishi.
Entre os presentes estavam o secretário de Meio Ambiente, André Chiang; o secretário de Comunicação Pública, Paulo Pavione Miyanishi; o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva; o vereador de Mogi das Cruzes, Vitor Emori; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Mogi, Sadao Sakai; além de representantes de associações culturais e entidades da comunidade nikkei no Alto Tietê.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão