A Prefeitura de Suzano, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizou nesta segunda-feira (08/09) a primeira edição do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI). O evento, realizado no Centro Unificado de Serviços (Centrus), promoveu dez atendimentos e resultou em sete encaminhamentos de candidatos a empresas parceiras.
Lançado em 2019, o PEI já garantiu a inserção de mais de 800 pessoas com deficiência no mercado de trabalho em diversas cidades do Estado. Agora em Suzano, o programa terá agenda mensal no Centrus, com novas edições marcadas para os dias 6 de outubro, 3 de novembro e 1º de dezembro, sempre das 9h às 16h.
“Nossa ideia é identificar os munícipes com deficiência que não conhecem os projetos de empregabilidade do Estado de São Paulo e também divulgar o programa, que é totalmente gratuito e oferece um apoio personalizado para vagas de emprego”, explicou Eduardo Mello, coordenador do PEI.
Os atendimentos são realizados por livre demanda, com apresentação de documentos básicos como CPF, comprovante de residência, laudo/hipótese diagnóstica/relatório clínico e currículo. Durante as ações, os participantes têm acesso a entrevistas, oficinas sobre processo seletivo, orientações sobre ambientes inclusivos e encaminhamentos para vagas em empresas cadastradas. O programa ainda oferece suporte completo antes, durante e após a contratação, com cursos de qualificação, avaliação médica e análise de perfil funcional.
“A realização do PEI em Suzano demonstra que estamos comprometidos em ampliar direitos e oportunidades. É uma ação que integra esforços entre prefeitura e Estado e que já começa a apresentar resultados concretos, como vimos hoje com os dez atendimentos e sete encaminhamentos realizados. Sou grato ao secretário Marcos da Costa, que faz um excelente trabalho na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e cordialmente acolheu nossa demanda”, destacou o secretário de Governo, Alex Santos.
“Esse programa garantirá mais condições para que possamos aproximar os candidatos das empresas, proporcionando mais emprego e renda para a nossa população. É uma oportunidade concreta para que Suzano avance na inclusão e na geração de novas possibilidades de futuro”, afirmou Mauro Vaz, secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego.
Além do PEI, Suzano passa a contar com outros três programas estaduais de inclusão:
Essas iniciativas fortalecem as políticas públicas de inclusão no município, abrangendo desde a geração de renda até a valorização da cidadania.
“Esse convênio fortalece nossa capacidade de atuação para garantir mais oportunidades para as pessoas com deficiência. São iniciativas que contemplam diferentes áreas e proporcionam o suporte necessário para que todos possam ter acesso aos serviços municipais e ao mercado de trabalho”, afirmou o prefeito Pedro Ishi.
Acompanharam a primeira edição do programa os secretários municipais Mauro Vaz e Alex Santos, o coordenador do PEI, Eduardo Mello, além das técnicas Kelly Malta e Bárbara Custódio e os diretores da Secretaria de Governo, Beatriz Cruz e André Luis Bom Fim.