A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano vem avançando na recuperação de locais degradados e já transformou 31 pontos viciados de descarte irregular de lixo e entulho em áreas de lazer, arborização e convivência. A iniciativa é resultado de estudos técnicos conduzidos pela pasta e contempla ações de limpeza, organização dos espaços e implantação de mobiliário sustentável, promovendo mais qualidade de vida e valorização urbana nos bairros atendidos.
As intervenções ocorrem após a identificação de locais com recorrência de descarte irregular, seguida da análise de viabilidade para a transformação dos espaços. O serviço não é realizado por solicitação direta da população. Após a aprovação técnica, as equipes executam a limpeza completa da área, organizam o terreno e promovem a revitalização.
Os espaços, antes utilizados de forma irregular para o descarte de lixo e entulho, passam a contar com um novo visual, com o plantio de mudas, pintura e instalação de bancos, muitos deles confeccionados com pneus reutilizados e, em alguns casos, até a implantação de casinhas para cães. O resultado são ambientes mais organizados, coloridos e acolhedores, pensados para o uso coletivo da população.
As áreas revitalizadas estão distribuídas por diferentes regiões da cidade, beneficiando bairros como Parque Maria Helena, Jardim Monte Cristo, Cidade Boa Vista, Parque Samambaia, Jardim Carlos Cooper, Jardim Colorado, Jardim Graziela, Cidade Miguel Badra, Estância Angelina, Jardim Amazonas, Jardim Varan e Jardim Anzai.
Além das ações de revitalização, o município conta com ecopontos administrados pela pasta, que recebem gratuitamente materiais entregues pela população. As unidades estão localizadas no Parque Maria Helena, Marginal do Una, Dona Benta, Boa Vista e Miguel Badra, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, exceto feriados. O ecoponto do Miguel Badra também abre aos sábados, das 8 às 12 horas.
Para fortalecer o combate ao descarte irregular e manter a cidade limpa, a prefeitura orienta que denúncias sejam encaminhadas à Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800-774-2007 ou pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, André Chiang, a transformação dos pontos viciados começa com o enfrentamento do descarte irregular. “A partir de estudos técnicos, avaliamos cada área e, quando possível, transformamos esses espaços em áreas de lazer, com arborização e mobiliário sustentável, justamente para evitar que o problema volte a acontecer”, finalizou.
USF Reinauguração da USF Jardim Europa completa dois anos com mais de 174 mil atendimentos
São Sebastião Serviços essenciais serão mantidos durante feriado do Dia de São Sebastião
Força Patrulha Força Patrulha prende homem por tráfico de drogas no Jardim São Bernardino
Clínica Terapêutica Vigilância Sanitária interdita clínica terapêutica irregular em ação conjunta
Fatec Estado reforça investimentos em Suzano; Fatec será inaugurada em março e abre caminho para grandes entregas
Praças Públicas Suzano incentiva participação de empresas na conservação de praças públicas Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 19°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 19°
Chuvas esparsas