A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, deu início nesta semana a um amplo trabalho de revitalização da sinalização viária no entorno das escolas do município. As ações começaram na última segunda-feira (05/01) e seguem em ritmo acelerado até o início do ano letivo, com o objetivo de garantir mais segurança no trânsito para alunos, pais, professores, funcionários e moradores das regiões atendidas.
A iniciativa prevê a contemplação de, no mínimo, 20 unidades de ensino, incluindo escolas das redes municipal, estadual e particular. O foco principal é organizar o fluxo de veículos e pedestres nos horários de maior movimento, especialmente nos períodos de entrada e saída dos estudantes, reduzindo riscos de acidentes e promovendo um ambiente urbano mais seguro e acessível.
Entre os serviços executados estão a pintura de solo, com demarcação de faixas de pedestres, áreas de embarque e desembarque, vagas regulamentadas e redutores de velocidade, além da implantação e substituição de placas. Também estão sendo realizadas adequações na sinalização vertical e horizontal, garantindo maior visibilidade e melhor compreensão das regras de trânsito por motoristas e pedestres.
De acordo com o planejamento da pasta, além das escolas já inseridas no cronograma inicial, outras unidades poderão ser incluídas conforme a necessidade identificada pelas equipes técnicas durante as vistorias de campo. A análise leva em conta fatores como volume de tráfego, histórico de ocorrências, largura das vias e fluxo de pedestres.
Nesta primeira etapa, estão recebendo reforço na sinalização as escolas municipais Luiz Romanato, na Vila Maluf; Ângelo Garcia, no Jardim Casa Branca; Antonio Carlos Mayer, no Jardim Maitê; Oscar de Almeida Redondo, na Vila Urupês; Vereador Antonio Martins, na Cidade Edson; e Elisabeth Ubeda Lopes Rodrigues, no Parque Maria Helena. Outras unidades deverão ser atendidas nas próximas semanas.
O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo, ressaltou que o trabalho preventivo é essencial para um retorno às aulas mais seguro. “Estamos atuando de forma antecipada para que, quando os alunos voltarem às escolas, encontrem um ambiente mais organizado e seguro. A sinalização adequada contribui diretamente para a prevenção de acidentes, para o respeito às normas de trânsito e para a proteção da vida, especialmente em locais com grande circulação de crianças e adolescentes”, destacou.
As ações seguirão pelas três regiões da cidade ao longo das próximas semanas. Além das intervenções físicas, a secretaria reforça a importância da conscientização de motoristas e pedestres. “A segurança no trânsito depende também do comportamento de todos. Respeitar a sinalização, os limites de velocidade e a travessia de pedestres é fundamental para que essas melhorias cumpram seu papel”, concluiu o secretário.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão