A Secretaria de Esportes e Lazer de Suzano encerrou o ano com 28.632 alunos atendidos em 26 modalidades, além da realização de 29 eventos e do apoio a outros 19, contemplando atividades individuais e coletivas, ações inclusivas e iniciativas voltadas a todas as faixas etárias.
As ações oferecidas pela pasta abrangeram desde práticas tradicionais, como futebol, futsal, voleibol, basquete e handebol, até modalidades como atletismo, natação, tênis de mesa, badminton e skate. Também ganharam espaço esportes de artes marciais e lutas, como judô, karatê, taekwondo, jiu-jitsu, muay thai, boxe, kendô e aikidô, além de atividades voltadas à dança, ginástica artística e rítmica, hidroginástica e projetos específicos para a melhor idade.
Do total de atendimentos, 26.561 munícipes participaram diretamente das atividades regulares da secretaria, envolvendo crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os dados incluem alunos de projetos conveniados (9.487), do futebol (10.615), da hidro no Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão (815), da caminhada no mesmo local (325), da hidroginástica e natação no Parque Max Feffer (5.032), além de modalidades como zumba e pilates na região do Raffo (115) e ações desenvolvidas pela Associação Desportiva Suzano (172).
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, destacou que os números refletem um trabalho contínuo de planejamento e aproximação com a população. “Esse balanço mostra que Suzano tem hoje uma política esportiva ativa, que chega aos bairros e atende desde a criança que está dando os primeiros passos no esporte até o idoso que busca qualidade de vida. Nosso foco foi democratizar o acesso, fortalecer parcerias e manter uma agenda permanente de eventos e atividades”, afirmou.
Ao longo do ano, a pasta também teve papel relevante na organização e no apoio a competições e festivais, como campeonatos municipais e regionais de futebol amador, futsal, judô, karatê, kendô, eventos de atletismo, natação e skate, além de ações voltadas ao público idoso, como os Jogos da Melhor Idade (Jomi), nos quais Suzano conquistou o 2º lugar na classificação geral.
Outro destaque foi a integração do esporte com ações sociais e solidárias. Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, foram arrecadados 6.650 quilos de alimentos, brinquedos, chocolates, absorventes, panetones e lacres de alumínio. Para Nardinho, essa atuação reforça o papel transformador do esporte. “Mais do que formar atletas, o esporte forma cidadãos. As ações solidárias caminham com as atividades esportivas e mostram que é possível unir saúde, inclusão e responsabilidade social”, completou.
O prefeito Pedro Ishi ressaltou que os resultados refletem o compromisso da gestão com políticas públicas que impactam diretamente a vida da população. “Investir em esporte é investir em saúde, educação e inclusão social. Esse balanço mostra que Suzano avançou muito, com mais oportunidades, mais eventos e mais pessoas atendidas. Vamos seguir fortalecendo a estrutura esportiva da cidade e ampliando projetos que fazem a diferença no dia a dia dos suzanenses”, declarou.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão