Suzano Mulheres
SUZANO PARTICIPA DO ENCONTRO VIRTUAL ‘MULHERES PELO CLIMA E BIODIVERSIDADE’ NA COP30
Evento internacional destacou a liderança feminina na agenda ambiental e contou com a participação da Diretoria de Fiscalização e Controle Ambiental de Suzano, Solange Wuo Franco
25/11/2025 15h08
Por: Redação
Meio Ambiente

A Prefeitura de Suzano participou do encontro virtual “Mulheres pelo Clima e Biodiversidade”, realizado na última quinta-feira (20/11), durante a programação oficial da COP30, sediada em Belém, no Pará. O painel integrou a agenda da Casa da Biodiversidade e Clima, reunindo representantes de diversas instituições nacionais e internacionais para discutir o papel da mulher na construção de políticas ambientais mais inclusivas e efetivas.

O debate teve como eixo central a carta “Lideranças Femininas na Construção de um Futuro Sustentável”, que orienta reflexões entre lideranças dos Major Groups das Três Convenções do Rio: a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) e a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). A proposta reforça a necessidade de ampliar a participação feminina nos processos decisórios relacionados ao clima, à conservação ambiental e à gestão da crise hídrica.

A mediação contou com a participação de Livia Barreto, do Escolas pelo Clima, e Rosa Ramos, do Mulheres Amigas do Meio Ambiente (Mama-C). Também integraram o painel representantes de instituições como Defensoria Pública de São Paulo, Instituto Árvores Vivas, Anamma, Universidade Federal do Pará, Organização Hivos, E-Justicia Latinoamerica, Guajava Arquitetura da Paisagem e Urbanismo, entre outras. O encontro, transmitido ao vivo pelo canal da Abema, reuniu cerca de 50 participantes presenciais no Instituto Tecnológico Vale (ITV), além de público virtual de diferentes regiões do País.

Suzano foi representada por Solange Wuo Franco, diretora de Fiscalização e Controle Ambiental, que compartilhou experiências sobre gestão hídrica e fiscalização integrada no município. Ela ressaltou o papel essencial das mulheres nos avanços ambientais.

“Falei sobre a importância das mulheres na gestão da bacia hidrográfica neste período de crise climática e sobre minha participação de 28 anos no Comitê de Bacias. Também destaquei o papel das mulheres à frente da fiscalização ambiental e da coordenação do Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras. Foi inspirador perceber como nossas lutas e conquistas se conectam. Volto com ainda mais motivação para seguir contribuindo com Suzano e com a proteção das nossas bacias e territórios”, afirmou.

A participação reforçou o compromisso do município com políticas ambientais alinhadas às demandas globais e à urgência da adaptação climática. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, Suzano tem ampliado iniciativas que fortalecem a educação ambiental, a fiscalização e a sustentabilidade como eixo central da gestão pública.

“Este encontro na COP30 mostra como a contribuição feminina tem sido fundamental para avançarmos em projetos de preservação e resiliência. A presença da nossa equipe em espaços internacionais reforça que Suzano está comprometida com inovação, cuidado ambiental e com políticas que respeitam pessoas e planeta”, destacou.