A prefeita Mara Bertaiolli anunciou nesta segunda-feira (24/11) a criação do Parque Náutico Mogiano, que será implantado em um terreno de 18 mil metros quadrados no Mogilar, lote que pertencia ao Clube Náutico Mogiano e havia sido arrematado em leilão.
Durante vistoria à área, a prefeita ressaltou a importância de preservar o espaço histórico para prática de atividades esportivas e de lazer pela população. A reversão do lote ao município ocorreu após acordo com a empresa compradora e homologação judicial.
“Esta área do Clube Náutico Mogiano foi a leilão e, quando soubemos disso, nossa Procuradoria Jurídica identificou que o terreno seria vendido para uma empresa imobiliária. Atuamos firmemente para garantir que ele fosse revertido aos mogianos, de forma definitiva.” – prefeita Mara Bertaiolli.
O lote adquirido corresponde a 18 mil m² nos fundos do clube, atrás do ginásio, e inclui campo de futebol e quadras. As áreas do ginásio, salão social e piscinas permanecem sob responsabilidade do Clube Náutico Mogiano. A área total do clube ultrapassa 50 mil m², dividida em vários lotes.
Para assegurar a destinação pública, a Prefeitura publicou o decreto nº 23.739, de 4 de agosto de 2025, e firmou acordo para aquisição do lote pelo valor de R$ 3 milhões. A homologação do acordo ocorreu em 12 de novembro na 1ª Vara do Trabalho de Mogi das Cruzes.
Elaboração do projeto e preservação ambiental
Com a conclusão dos trâmites legais, a Prefeitura passou a proprietária oficial do lote e iniciou a elaboração do projeto do Parque Náutico Mogiano, que manterá a vocação esportiva e de lazer do local.
“O terreno será transformado em um grande parque para a cidade e para a família mogiana. Será o Parque Náutico Mogiano.” – prefeita Mara Bertaiolli.
A prefeita afirmou que seria incompatível autorizar a construção de prédios na área verde, situada em região nobre próxima ao centro, e destacou a intenção de preservar o meio ambiente e o patrimônio histórico da cidade.
“Era inviável deixar esta área verde, ao lado do Centro, ser transformada em prédios. Nossa intenção é preservar o meio ambiente, a história da cidade e devolver este espaço aos mogianos.” – prefeita Mara Bertaiolli.
O vereador Marcos Furlan, membro da diretoria do clube, saudou a aquisição e frisou a importância de manter o espaço para uso público. A vistoria contou também com os vereadores Milton Lins (Bigêmeos), Priscila Yamagami, Edson Santos e Osvaldo Silva, além de representantes da diretoria do clube.