A Prefeitura de Mogi das Cruzes intensifica nesta semana um mega mutirão de zeladoria em Jundiapeba, que segue até domingo (30), data em que o distrito completa 87 anos. A força-tarefa já alcança números expressivos, com 192 quilômetros de guias e sarjetas raspados, 2,1 km de nivelamento e cascalhamento e mais de 60 mil m² de capinação e roçada concluídos.
Força-tarefa mobiliza centenas de servidores e equipamentos
Ao todo, 240 funcionários de diversas Secretarias Municipais estão envolvidos, além de 25 veículos leves, 67 máquinas e equipamentos. Os trabalhos concentram-se nas principais vias e praças do distrito, como a Praça Veteranos de Guerra, avenida Altino Arantes, Largo da Feira, rua Pedro Paulo dos Santos e Praça da Liberdade.
Serviços concluídos até o momento
As equipes já realizaram:
- Pintura de 28,5 mil metros lineares de guias;
- Pintura de 652 postes;
- Limpeza de 1.135 metros de valetas;
- Limpeza de 87 bocas de lobo e grelhas;
- Limpeza e reforma de 61 caixas de drenagem, com reposição de cinco grelhas;
- Implantação de 55 metros de galerias e cinco metros de sarjetas;
- Pintura de seis bancos de praça.
Recuperação viária e manutenção urbana
No pavimento, já foram realizados 260 reparos com tapa-buraco e o recapeamento de 121 metros de vias. Também foram executadas a poda de 106 árvores, a troca de 39 lâmpadas da iluminação pública e a manutenção de 12 metros de lombadas.
Sinalização revitalizada
A sinalização de trânsito está passando por renovação com:
- 55 placas reparadas ou substituídas;
- 70 faixas de sinalização horizontal refeitas;
- 1.500 metros lineares de faixas duplas implantadas.
Atendimento do CadÚnico cresce no distrito
O mutirão também ampliou o acesso a serviços públicos, incluindo atualização e desbloqueio do Cadastro Único (CadÚnico) no CIC de Jundiapeba. Desde o início da ação, cerca de 100 atendimentos foram realizados, com demanda crescente devido à alta concentração de famílias inscritas — são 18.868 famílias, equivalentes a 25,38% dos inscritos no município.
Fiscalização, segurança e combate à dengue
O mutirão conta com a atuação do Departamento de Fiscalização de Posturas, que remove propagandas irregulares, e com guardas civis municipais reforçando a segurança preventiva. Totens de monitoramento auxiliam o trabalho.
A equipe do Centro de Controle de Zoonoses realiza vistorias em imóveis, aplica larvicidas, distribui orientações e utiliza drones para mapear áreas de difícil acesso com risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Semae e demais secretarias integram o mutirão
O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) atua com desobstrução de redes, conserto de vazamentos, manutenção de poços de visita, recomposição de asfalto e orientações aos consumidores.
Também participam, nesta etapa, as Secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Cultura, Meio Ambiente e Proteção Animal, Agricultura e Abastecimento, Planejamento e Urbanismo e Obras e Infraestrutura.
Preparação para o período de chuvas
Jundiapeba foi o primeiro bairro da cidade a receber um mega mutirão em 2025, logo no início do ano, por determinação da prefeita Mara Bertaiolli. A ação segue como estratégia para reduzir problemas típicos do período de chuvas.
O distrito também está sendo beneficiado pelas obras de desassoreamento do Rio Jundiaí, conduzidas em parceria com a SP Águas, e pelas obras de prevenção a enchentes na região do Santo Ângelo.