Geral São Paulo
SP abre inscrição de vagas para tutoria de íngua portuguesa e matemática para estudantes do 6º ao 9º ano
Em 2026, projeto será ampliado para as 91 unidades regionais de ensino; foco é a recuperação da aprendizagem nos dois componentes
24/11/2025 16h40
Por: Redação Fonte: Secom SP

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está com inscrições abertas para a seleção de professores com experiência em alfabetização e letramento matemático para atuar como tutores de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. No próximo ano letivo, o projeto será ampliado às 91 unidades regionais de ensino.

O processo seletivo é dividido em duas etapas. A primeira é a inscrição no portal Banco de Talentos . Até sexta-feira (28) docentes com inscrição ativa no processo de atribuição de classes e aulas 2026 – efetivos, não efetivos, contratados e candidatos à contratação – devem manifestar interesse no site. A segunda fase é a de entrevista nas unidades escolares, no período entre 3 e 12 de dezembro. A resolução completa está publicada no Diário Oficial do Estado na edição de 19 de novembro de 2025 .

A contratação desses profissionais, cuja jornada será de 13 horas semanais por componente (remuneração de acordo com categoria), levará em conta a formação prioritária acadêmica em pedagogia ou curso normal superior e experiência em alfabetização.

Os professores serão responsáveis pela tutoria de turmas multisseriadas de 10 a 15 estudantes com carga horária de três a quatro aulas semanais e presenciais ofertadas, preferencialmente, no mesmo turno das aulas regulares. Para isso, a Seduc-SP adotou um conjunto de materiais didáticos organizado em níveis e eixos com foco na recuperação de defasagens de aprendizado associadas à leitura, escrita e operações matemáticas.

“O projeto teve início no segundo semestre de 2024 em 200 unidades-piloto com baixo desempenho no Saresp [Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo] do ano anterior. Neste ano, ampliamos a 500 escolas e, agora, a proposta da Seduc-SP é levar a iniciativa a todas as 91 unidades de ensino regionais. Com a tutoria, os estudantes têm a chance de rever os conteúdos a partir de uma abordagem mais estratégica para a melhoria e recuperação da aprendizagem prevista a cada idade-série”, explica Renato Feder, secretário da Educação de São Paulo.

Seleção de estudantes

Os estudantes são selecionados após uma avaliação diagnóstica ofertada pela Seduc-SP. A avaliação identifica os níveis de aprendizagem dos alunos em cada uma das duas disciplinas e permite a enturmação de acordo com as necessidades dos estudantes.