Geral São Paulo
SuperAção SP: Jardim da União veste branco para celebrar fim do barro e recomeço com regularização fundiária
Moradora relembra começo difícil sem asfalto, água e com a ameaça de despejo na zona sul da capital
02/07/2025 09h22
Por: Redação Fonte: Secom SP

Os moradores do Jardim União, na zona sul de São Paulo, podem, enfim, vestir branco para celebrar a conquista da regularização fundiária da área onde vivem há 12 anos. Durante muitos anos, a ausência de asfalto na região obrigava todos a saírem com sacos nos pés para não chegar ao trabalho sujos de barro, como relembra a líder comunitária Jucineide da Silva Germano, 46 anos.

“O jeito era colocar os chinelos e a sacola e trocar pelos sapatos até achar a via pavimentada mais próxima. Quando chegou o asfalto e agora a documentação, foi uma vitória para a gente.”

Foto: Reprodução/Secom SP

A diarista é uma das personagens da exposição fotográfica “Retratos de Superação: do Sonho à Realização”, que retrata moradores de São Paulo que conseguiram superar situações de pobreza. A mostra faz parte do lançamento do SuperAção SP, maior programa estadual de superação da pobreza no Brasil . A iniciativa prevê ações integradas que unem assistência social, qualificação, saúde, educação, geração de renda e apoio financeiro. As fotografias podem ser vistas até 25 de agosto, na estação Barra Funda da CPTM. Os vídeos curtos com as histórias de cada um dos personagens estão no YouTube oficial do Governo de São Paulo .

No começo da ocupação, conseguir água também não era uma tarefa fácil. Jucineide, ou Ivone, como também é conhecida, relembra das filas na bica improvisada.”Fizemos até uma cozinha coletiva para atender a todos.”

A comunidade foi regularizada em maio com auxílio do programa Casa Paulista, do Governo de São Paulo. Foram entregues 618 títulos aos moradores. Mas, antes disso, a líder comunitária conta que os moradores precisaram conviver com ameaças de reintegração de posse. “A ordem de despejo foi muito triste. Eu tinha três crianças, que crio sozinha. Para onde iria?”

Antes de se mudar para o Jardim União, ela pagava aluguel em outra comunidade. “O custo era muito alto para uma mãe sozinha, sem auxílio de ninguém.”

Os moradores querem agora construir uma imagem de Nossa Senhora Aparecida na praça principal. Foi no dia da santa, um 12 de outubro, que a ocupação teve início, outra coincidência que aumenta a devoção de quem mora por ali.

Agora com asfalto, água encanada e documento regularizando as propriedades, Lucineide quer melhorar sua casa. “O sentimento é de muita felicidade. A gente já pode olhar para o futuro com mais segurança.”

SuperAção SP

O SuperAção SP é um programa inédito , integrado e intersetorial com o objetivo de dar condições para que famílias vulneráveis tenham apoio e acesso às oportunidades para a efetiva superação da pobreza no estado de São Paulo. Trata-se de uma jornada completa e estruturada, que leva à emancipação e à autonomia dessa população. Com aporte inicial de R$ 500 milhões para operacionalização, o SuperAção SP integra ações de proteção social, capacitação profissional e inclusão no mundo do trabalho, em parceria com os municípios.

As famílias são selecionadas pelo CadÚnico e acompanhadas por agentes sociais por até dois anos, com planos personalizados, auxílios financeiros, bonificações por metas e acesso a políticas públicas de assistência social, educação, saúde, habitação e geração de renda.

Durante a construção do programa foram avaliadas mais de 60 experiências internacionais, contando também com o apoio de especialistas nacionais e internacionais ao longo de um ano. O SuperAção SP será estruturado em ondas, atendendo, nessa primeira etapa, 105 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Os benefícios variam conforme a fase em que cada família se encontra e podem chegar a R$ 10,4 mil ao longo do percurso.