O processo seletivo para ingressar no mestrado acadêmico e doutorado direto em Toxinologia do Instituto Butantan está com inscrições abertas. Os interessados têm até as 23h59 do dia 24 de novembro para enviar sua candidatura por meio da plataforma do curso . As aulas começam já no primeiro semestre de 2026.
Direcionados aos profissionais das áreas de Ciências Biológicas, Biomédicas, Químicas e afins, os cursos ofertados pelo Programa de Pós-Graduação Ciências em Toxinologia (PPGTox) buscam desenvolver estudos interdisciplinares de toxinas animais e microbianas. Ambos são totalmente gratuitos; o mestrado tem duração de 24 meses e o doutorado direto, de 60 meses.
Além de enviar a ficha de inscrição preenchida e todos os documentos solicitados, os candidatos deverão apresentar Currículo Lattes, comprovante de proficiência em língua inglesa, carta de aceitação prévia de um orientador credenciado junto ao PPGTox e o projeto preliminar da pesquisa a ser desenvolvida. Os interessados em ingressar no doutorado direto também devem providenciar uma carta de recomendação do orientador.
O processo seletivo inclui ainda uma prova escrita, que acontecerá no dia 21 de janeiro de 2026, e uma etapa de entrevista realizada apenas com candidatos pré-selecionados. Os nomes dos aprovados serão divulgados no dia 3 de fevereiro de 2026 no site oficial do PPGTox , a partir das 10h.
Clique aqui para conferir o edital completo
O Programa de Pós-Graduação Ciências em Toxinologia do Instituto Butantan é único em sua área de especialidade, contribuindo ativamente para a produção de conhecimento sobre toxinas e fornecendo subsídios para a compreensão da fisiopatologia dos acidentes com animais peçonhentos em humanos, assim como a tecnologia necessária para a produção das chamadas antitoxinas.
Estudos sobre a compreensão dos mecanismos de ação das toxinas também têm sido relevantes para o desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos e farmacêuticos.
Ao término dos programas de mestrado e doutorado, os formandos estão capacitados a atuar em áreas promissoras, como Bioquímica, Biologia Molecular, Farmacologia, Biologia Celular, Imunologia, Microbiologia, Patologia e Biodiversidade, além das áreas de inovação e desenvolvimento.