Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (17/11), na Prefeitura de Mogi das Cruzes, definiu ações conjuntas entre a administração municipal, a Guarda Civil Municipal e as Polícias Militar e Civil para o final do ano.
Estiveram presentes o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito; o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Alexandre Augusto Zakir; o delegado-assistente da Delegacia Seccional, Evaldo José de Melo; e o comandante da Guarda Civil Municipal, Walter Siqueira.
“O trabalho integrado da Prefeitura com as Polícias Militar e Civil é fundamental para ampliar a sensação de segurança em Mogi das Cruzes, e é uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli. Esse esforço vem sendo realizado desde o início do ano e já traz bons resultados”, destacou o secretário Gilberto Ito.
Ito lembrou que o município registra quedas consecutivas em diversos índices criminais, como furtos e roubos, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Entre as medidas planejadas estão operações conjuntas para fiscalização de desmanches, ferros-velhos e estabelecimentos de sucata, visando identificar irregularidades e combater crimes como furto e roubo de veículos e furto de cabos.
A segurança nos centros comerciais também será reforçada devido ao aumento do fluxo de consumidores nas compras de fim de ano. O patrulhamento será intensificado com o apoio de policiais da Atividade Delegada e guardas municipais da Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC).
Outro destaque é a expansão do sistema Smart Mogi, que utiliza câmeras com tecnologia de reconhecimento facial integradas ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública. Em apenas dois meses, o sistema já auxiliou na prisão de procurados pela Justiça e no esclarecimento de crimes.
“O Smart Mogi tem ajudado muito o trabalho da Polícia Militar, especialmente na identificação de procurados”, afirmou o tenente coronel Zakir.
O delegado Evaldo José de Melo reforçou o papel do sistema: “O programa fornece imagens e informações valiosas para as investigações”.
A Guarda Civil Municipal pode ser acionada 24 horas por meio do telefone 153, atendimento gratuito do Centro de Operações Integradas (COI).