Suzano Max Feffer
Parque Max Feffer recebe ‘Festival Quilombo Cultural’ neste sábado
Evento gratuito terá oficina de fotografia, samba, orquestra de berimbau e diversas atrações culturais
14/11/2025 09h47
Por: Redação
Cultura

O Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador) será palco neste sábado (15/11) do Festival Quilombo Cultural. A iniciativa é realizada pela Casa Beija-Flor em parceria com a Secretaria de Cultura de Suzano, por meio da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc. O evento, totalmente gratuito, ocorrerá das 10 às 17 horas e contará com oficina de fotografia, orquestra de berimbau, samba e outras atrações dedicadas à valorização da cultura afro-brasileira.

A programação tem início com as oficinas gratuitas. Às 10 horas acontece a oficina “Estilização de Roupa Afro”, ministrada por Vilma Rocha, na qual os participantes poderão criar novas peças com identidade própria utilizando retalhos. As inscrições podem ser feitas pelo link bit.ly/EstilizaçãoAfro. Em seguida, às 11 horas, ocorre a oficina “Fotografia”, ministrada por Kelly Ramos, que ensinará técnicas para fotografar artes e produtos. Para participar, é necessário se inscrever pelo link bit.ly/Afrofotografia.

Às 13 horas terá início o experimento YABAS, uma celebração das forças e ancestralidades dos orixás femininos por meio da música afro-brasileira. Às 14 horas, o público poderá conferir a apresentação da orquestra de berimbau e a tradicional roda de capoeira.

Às 15 horas, o coletivo de percussão feminino “Xequeres do Cordão da Dona Micaela” sobe ao palco trazendo ritmo, energia e representatividade. Encerrando a programação artística, às 16 horas, o samba toma conta do espaço com a apresentação de Wal Serra, interpretando grandes clássicos do gênero.

A partir do meio-dia, o público também poderá visitar a Feira Afro de Artesanato e a área gastronômica, que oferecerão produtos típicos, culinária diversificada e expressões da cultura afro-brasileira.

“O Festival Quilombo Cultural é uma forma de reafirmar nossa identidade e valorizar as vozes e saberes que moldaram a história e a cultura do Brasil. Espero que todos possam prestigiar esse momento de celebração e valorização das nossas raízes”, afirmou o secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti.