Geral São Paulo
CPTM assume gestão da Central de Achados e Perdidos da Linha 7-Rubi por meio da unidade de negócios
O acordo prevê que a CPTM assuma a gestão, catalogação e devolução de objetos esquecidos ou perdidos ao longo da viagem na Linha 7-Rubi.
13/11/2025 14h37
Por: Redação Fonte: Secom SP

A CPTM firmou na terça-feira (11) uma parceria com a TIC Trens, concessionária responsável pela futura operação e manutenção da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos, por meio da CPTM Serviços, unidade de negócios da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) especializada em consultoria e soluções técnicas em infraestrutura de transportes.

O acordo prevê que a CPTM assuma a gestão, catalogação e devolução de objetos esquecidos ou perdidos ao longo da viagem na Linha 7-Rubi. Atualmente, a TIC Trens está em fase de preparação para assumir a operação e manutenção da linha a partir de 26 de novembro.

A parceria, executada pela CPTM Serviços, garante a continuidade e a segurança no atendimento ao público, utilizando o know-how da CPTM, cuja Central de Achados e Perdidos é referência em eficiência e busca ativa.

“A gestão da Central de Achados e Perdidos pela CPTM é um passo importante para assegurar que os passageiros da Linha 7-Rubi continuem contando com um serviço de alta qualidade durante a transição operacional”, destaca Michael Cerqueira, presidente da CPTM.

Excelência em devolução de itens

O trabalho da Central de Achados e Perdidos da CPTM, que atende a todas as linhas, demonstra a eficácia do serviço:

Com o contrato, o atendimento aos passageiros continuará sendo realizado de forma presencial na Estação Palmeiras Barra-Funda, contando com procedimentos de controle e rastreabilidade dos itens.

Procedimentos e Serviços

Todos os objetos entregues na central ficam armazenados por até 60 dias. É neste período que a equipe atua para achar o dono. Quando não são localizados, os itens são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. No caso dos documentos, a maioria é devolvida aos órgãos expedidores, e os cartões de banco são destruídos.

A Central de Achados e Perdidos da CPTM está localizada na estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. O atendimento também pode ser feito pelo 0800 055-0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,5 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 69,5 mil km, ou 1,74 volta em torno da Terra, em 1.895 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 199 km de extensão, dos quais 99 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.