Geral São Paulo
Abastecimento de água: Litoral Norte vai ter investimento de R$ 87 milhões
Obras beneficiarão diretamente 140 mil pessoas em Ubatuba, entre moradores e turistas
13/11/2025 08h00
Por: Redação Fonte: Secom SP

As obras de expansão e melhoria do abastecimento de água em Ubatuba receberão um investimento de R$ 87 milhões até 2026, como parte do Programa Água no Litoral, da Sabesp , e devem beneficiar diretamente a população fixa e flutuante de cerca de 140 mil pessoas, principalmente no verão, quando aumenta a demanda.

Esse valor contempla o Reservatório de Perequê-Mirim, entregue no final de outubro, a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Carolina, a construção de um segundo reservatório,em Toninhas, e também de uma nova estação elevatória para bombeamento de água. O sistema de abastecimento de Ubatuba também passará por expansão, com a implantação de 12 quilômetros de rede de distribuição e 3.000 novas ligações domiciliares em áreas informais, ampliando o acesso à água de qualidade para a população.

Perequê-Mirim

Com capacidade para armazenar até 2 milhões de litros de água tratada, suficiente para encher de uma vez 2 mil caixas-d’água grandes, o Reservatório de Perequê-Mirim atende diretamente os bairros de Domingas Dias, Enseada, Lázaro, Perequê-Mirim, Ribeira e Santa Rita. A oferta de mais água impacta todo o sistema local, uma vez que aumenta a disponibilidade também para outras regiões, como Barra Seca, Bela Vista, Cais do Porto, Carolina, Iperoig, Itaguá, Morro da Pedreira, Ponta Grossa, Taquaral, Tenório e Toninhas.

Reservatório vai atender bairros de Domingas Dias, Enseada, Lázaro, Perequê-Mirim, Ribeira e Santa Rita Foto: Divulgação/Sabesp

Construído com tecnologia alemã de dobra dupla, que torna a estrutura mais resistente às condições externas e possíveis vazamentos, o novo reservatório vai funcionar como uma grande caixa-d’água para atender a população, especialmente nos horários de pico, e também a demanda da alta temporada, quando a população de Ubatuba pode crescer até oito vezes com a chegada dos turistas.

Já o reservatório de Toninhas terá capacidade para armazenar 3 milhões de litros de água, após sua conclusão, em 2026, ampliando a rede de abastecimento.

Essas obras e outras que estão em andamento fazem parte do esforço da Sabesp, em sintonia com as agências reguladoras do Governo do Estado de São Paulo, para trazer mais resiliência hídrica para os moradores do litoral Norte e da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).