Mogi das Cruzes Fila zerada
Mogi das Cruzes zera fila de primeira consulta odontológica na rede municipal
Programa Pró-Odonto garante acesso rápido e marca avanço histórico na saúde pública
12/11/2025 19h46 Atualizada há 3 horas
Por: Redação
Saúde e Bem-Estar - PMMC

A rede municipal de Saúde de Mogi das Cruzes atingiu uma marca histórica: zerou a fila de pacientes que aguardavam pela primeira consulta odontológica. A conquista integra o programa Pró-Odonto, compromisso da atual gestão com o fortalecimento da saúde pública e o acesso integral ao cuidado bucal.

“A ação integra o Plano de Governo da prefeita por uma cidade com mais saúde, cuidado e respeito com o cidadão mogiano. A exemplo da odontologia, estamos atendendo a demanda reprimida dos últimos anos em outras áreas médicas, mostrando o compromisso desta gestão com o cidadão.” — Téo Cusatis, prefeito em exercício de Mogi das Cruzes.

Fila reduzida e agendamento imediato

Nesta terça-feira (11), moradores que ligaram para o Sistema Integrado de Saúde (SIS 160) já conseguiram agendar consultas para esta mesma semana, evidenciando a agilidade das ações implantadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, o tempo médio de espera é de até 10 dias, podendo o atendimento ocorrer no mesmo dia em casos de urgência.

No início de janeiro de 2025, havia 5.800 pacientes na fila para o primeiro atendimento odontológico, com tempo médio de espera de 124 dias. Em agosto, esse número caiu para 913 pessoas — uma redução de 84,26%. Em novembro, a fila foi totalmente zerada.

Gestão e triagem qualificadas

O resultado foi possível graças a um trabalho intensivo de triagem e qualificação da fila, conduzido pela equipe de Odontologia da Secretaria de Saúde. Os pacientes foram classificados conforme o grau de urgência — casos de cárie, abscesso ou limpeza preventiva — e direcionados ao atendimento conforme prioridade. Após a triagem, as informações foram encaminhadas ao SIS 160, que realizou o agendamento conforme a necessidade.

Para reduzir o absenteísmo, que chegava a 35% até outubro, a secretaria otimizou a agenda de cada profissional, utilizando 100% da capacidade de atendimento de cada dentista durante o expediente.

Ampliação do raio-X odontológico

Outro avanço importante foi a expansão do serviço de raio-X odontológico. Até agosto, o exame era oferecido apenas na UBS Alto do Ipiranga e contava com 100 pacientes na fila. Agora, com a ampliação para as UBSs Botujuru, Biritiba Ussú, Jardim Piatã, Nova Jundiapeba e Vila Nova União, a espera caiu para apenas nove pacientes.

“Atender toda a demanda reprimida para a primeira consulta odontológica é garantir que cada paciente tenha acesso ao cuidado que precisa no momento certo. É assim que fortalecemos a saúde pública e melhoramos a qualidade de vida das pessoas.” — Rebeca Barufi, secretária municipal de Saúde e Bem-Estar.

“Conseguimos não apenas zerar a fila, mas também tornar o acesso ao atendimento odontológico mais ágil, humanizado e resolutivo.” — Paula Regina Lopes Godoy Beono, coordenadora de Odontologia.

Atualmente, após a triagem e o primeiro atendimento, 140 pacientes aguardam apenas pela continuidade dos tratamentos, o que demonstra o avanço do programa Pró-Odonto e o compromisso da Prefeitura em garantir um atendimento digno, eficiente e acessível a toda a população mogiana.