Foros de usuários definem representantes por região
No foro setorial de usuários, foram eleitos dois representantes para cada região da cidade. Na região central, os escolhidos foram Gilberto Pereira de Mattos (titular) e Vitor Francis Blasio (suplente). Para o distrito de Palmeiras, venceram Savaia Baltrusis (titular) e Maria José Alves de Oliveira Monteiro (suplente). Já no distrito de Boa Vista Paulista, os eleitos foram Josilaine de Souza Santos (titular) e Edson Pereira de Luna (suplente).
Demais foros também elegem novos membros
No foro setorial de música, foram eleitos Eduardo d’Alcântara (titular) e Robson Ramos Bernardo (suplente). Para o foro de artes cênicas, os escolhidos foram Tatiane Matos Mendes da Paixão (titular) e Vitor Tomas da Silva Auletta (suplente).
No foro de cultura popular, venceram Edigar Freires Lucas (titular) e Alex de Almeida Loiola (suplente). No foro de leitura e literatura, foram eleitas Irlândia Freitas (titular) e Maria Cristina Aro Rodrigues Nascimento (suplente).
Para o foro de artes visuais, os escolhidos foram Fernanda de Jesus Trindade (titular) e André Ramos Pereira (suplente).
Processo eleitoral teve participação ampliada
A eleição contou com cadastramento on-line, aberto entre o fim de setembro e o início de outubro, reunindo 279 inscritos — 49 a mais que em 2023. A votação para o Foro Setorial de Usuários de Serviços Culturais ocorreu em 18 de outubro, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, no Centro. Em 1º de novembro, o processo foi realizado também na Casa de Cultura Professor Luiz Antonio da Silva, no Parque Palmeiras, e no Centro Cultural Boa Vista.
As eleições dos demais foros foram realizadas no Moriconi: em 18 de outubro, para os foros de Cultura Popular e Artes Visuais; e em 25 de outubro, para os foros de Música, Artes Cênicas e Leitura e Literatura.
Conselho é essencial para a construção das políticas culturais
“Por meio destes fóruns, podemos entender de que forma devemos atuar para garantir os avanços que são necessários e dar o suporte devido para os artistas locais. Por isso, foi importante a mobilização em torno deste processo, tanto de quem se candidatou como de quem votou.” — José Luiz Spitti, secretário municipal de Cultura.
Com os novos representantes definidos, o Conselho Municipal de Política Cultural inicia mais um ciclo de debates e construção coletiva, reforçando o diálogo entre sociedade civil e poder público para o fortalecimento das políticas culturais de Suzano.