O prefeito em exercício de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis, vistoriou na manhã desta segunda-feira (10/11) as obras do novo Cempre de Biritiba Ussú. A unidade representa um investimento de R$ 11,7 milhões e terá capacidade para 312 alunos em 13 turmas, da educação infantil ao ensino fundamental I, em período integral, atendendo crianças de 4 a 10 anos.
O novo centro está sendo construído em um terreno na esquina da estrada Benedito Rodrigues Cardoso com a rua Expedito Donizete Barbosa. As obras, executadas pela empresa Demax e iniciadas em setembro, encontram-se atualmente na fase de fundação do ginásio e da escola, com previsão de conclusão até o final de 2026.
“A retomada dos Cempres, especialmente nas regiões mais afastadas da cidade, integra o Plano de Governo da prefeita Mara Bertaiolli, garantindo educação de qualidade em período integral para mais crianças. Somente nesta unidade, 312 serão beneficiadas.” — Téo Cusatis, prefeito em exercício.
Estrutura moderna e sustentável
O novo prédio terá dois pavimentos e contará com oito salas de aula, três salas multiuso, sala de inovação tecnológica, ginásio poliesportivo coberto, sala de leitura e pesquisa, pátio coberto e área de recreação natural. O projeto incorpora soluções sustentáveis como:
- Iluminação e ventilação naturais;
- Pisos feitos com materiais reciclados;
- Reutilização de águas pluviais;
- Telhado termoacústico;
- Painéis fotovoltaicos para geração de energia solar.
Entre as melhorias implementadas pela atual administração estão a substituição da escadaria por um acesso mais funcional e a transformação da quadra coberta em ginásio poliesportivo com sanitários, que também ficará aberto à comunidade nos fins de semana.
Impacto na rede municipal
O novo Cempre ajudará a reduzir a demanda do Cadastro Municipal Unificado no distrito, desafogando escolas próximas como a EM Leopoldino Cardoso de Moraes, o CEIM Maria Martinha Cardoso Paes e a EM Professor Primo Villar, que atualmente absorvem alunos da região.
Com essa unidade, Mogi das Cruzes passará a contar com nove Cempres. Outro centro em construção, o Cempre de Taiaçupeba — lançado em maio deste ano —, também terá capacidade para 312 alunos e investimento de R$ 13,5 milhões.
Rede de Cempres em funcionamento
Atualmente, o município já dispõe de oito unidades em operação:
- Professor Sérgio Moretti
- Oswaldo Regino Ornellas
- Professora Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi (Jundiapeba)
- Doutora Ruth Cardoso (Jardim Layr)
- Professor José Limongi Sobrinho (Botujuru)
- Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia)
- Vereador Ivan Nunes Siqueira (Jardim Oropó)