Tricampeão geral dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp), São José dos Campos levou à final estadual uma time com 57 pessoas, entre atletas do atletismo e natação, comissão técnica e staff médico, e um reforço mais do que providencial de um cachorro.
Homer é um labrador de 3 anos e cinco meses e trabalha como cão-guia de Viviane Aparecida dos Santos, atleta deficiente visual que compete no goalball e no atletismo por São José dos Campos. O animal é figurinha carimbada a delegação joseense. Ele acompanha sua tutora em todas as competições pelo estado de SP.
“Onde quer que eu vá, levo o Homer comigo. Ele é um cão amável, carinhoso. Toda a equipe de São José dos Campos é apaixonada por ele. O Homer é querido até nos locais de competição. No Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro ele é tratado como mascote”, diz Viviane, que nesta edição do Paresp foi prata nos 100m, 200m e 400m.
Na entrega do troféu de campeão para São José dos Campos, Homer estava lá, posando simpático para a foto que ficará para a posteridade. Assim como seus colegas de equipe, ele carregava uma medalha. “Gostaria que o Homer ganhasse medalhas em todas as competições, mas isso não acontece sempre. No Paresp ele sempre foi lembrado. Desde a primeira edição, em 2023, ele é premiado”, comenta a tutora.
A parceria entre Viviane e seu cão vai muito além da rotina em casa e nos treinos e competições. A atleta reforça que a convivência com o animal mudou sua vida por completo.
“Eu seria uma pessoa triste sem o Homer. Ele faz toda a diferença na minha vida. Me alegra, me dá autonomia. É o meu parceiro de todas as horas, a minha terapia diária”, conta ela.
A temporada 2025 do Paresp reuniu mais de 1.800 atletas em seis etapas – cinco seletivas regionais e a final estadual. As modalidades em disputa foram atletismo, natação, halterofilismo, rúgbi em cadeira de rodas e vôlei sentado. A final estadual teve apenas atletismo e natação na programação. São José dos Campos liderou a classificação geral com 52 pontos, dez a mais que Sorocaba, a vice-líder. Presidente Prudente ficou em terceiro, com 20 pontos.