Mogi das Cruzes Smart e GCM juntas
Smart Mogi identifica e auxilia na prisão de procurado por tráfico de drogas
Homem foi reconhecido por câmera facial e detido pela GCM após atendimento na UPA de Jundiapeba
10/11/2025 17h37 Atualizada há 6 horas
Por: Redação
Segurança - PMMC

O Smart Mogi, programa de monitoramento inteligente da Prefeitura de Mogi das Cruzes, identificou um homem procurado pela Justiça por tráfico de drogas e associação para o tráfico na noite de sexta-feira (7 de novembro), no distrito de Jundiapeba.

O suspeito estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) aguardando atendimento médico. Após passar por consulta, foi abordado e detido por equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), que aguardavam o momento oportuno para a abordagem.

Reconhecimento facial e integração com o Muralha Paulista

A ação foi possível graças à integração do sistema de reconhecimento facial do Smart Mogi com o banco de dados do Programa Muralha Paulista, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Uma das 210 câmeras do sistema detectou o rosto do suspeito e enviou um alerta ao Centro de Operações Integradas (COI).

No COI, agentes da Secretaria Municipal de Segurança confirmaram que o homem possuía um mandado de prisão em aberto, com pena de 13 anos e 4 meses a cumprir. Com a confirmação, a GCM foi acionada para efetuar a prisão.

“A tecnologia tem sido uma aliada fundamental no apoio às forças de segurança. O reconhecimento facial permite respostas rápidas e precisas, garantindo mais segurança à população” — Secretaria Municipal de Segurança de Mogi das Cruzes.

Encaminhamento e canais de denúncia

O homem foi conduzido à Central de Polícia Judiciária, onde permaneceu preso e à disposição das autoridades competentes. A população pode colaborar com informações de segurança e emergências pelo telefone 153, disponível 24 horas por dia e com ligação gratuita.