Itaquaquecetuba Novembro Azul
Novembro Azul em Itaquá terá ações em sete UBSs com foco em prevenção e cuidado integral
Campanha começará em 13 de novembro com rodas de conversa, exames de PSA e serviços de autocuidado
07/11/2025 18h44 Atualizada há 3 dias
Por: Redação
Saúde - PMI

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba iniciará, na próxima quinta-feira (13), uma série de atividades do Novembro Azul voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata e à promoção da saúde do homem. Ao todo, sete UBSs receberão ações ao longo do mês.

A programação incluirá acolhimento com rodas de conversa e palestras, realização de exames de PSA, cuidados com a autoestima, sessões de auriculoterapia, além de avaliações odontológicas e orientações para prevenção do câncer bucal.

Agenda por unidade

  • 13/11 — 7h: UBS Morro Branco
  • 17/11 — 10h: USF Miray
  • 19/11 — 11h: UBS Maragogipe
  • 19/11 — 11h: UBS Recanto Mônica
  • 19/11 — 9h e 13h30: USF Piratininga
  • 26/11 — 9h e 14h: UBS Marengo
  • 26/11 — 10h: SAE
  • 27/11 — 14h: USF Pequeno Coração

Encerramento — Dia de Promoção à Saúde

O fechamento da campanha ocorrerá em 29/11, das 8h às 17h, nas USFs América, Josely, Miray, Nicea/Louzada, Pequeno Coração e Piratininga, com circuito de saúde: avaliação de risco cardiovascular, orientação nutricional, encaminhamentos para consultas ou exames, vacinação, testagem rápida para ISTs, dispensação de medicamentos e atualização cadastral.

Integração de serviços

A ação integra o programa Agiliza SUS, que ampliará o acesso aos serviços de forma descentralizada e ágil, com apoio da Secretaria de Assistência Social para atendimento do Cadastro Único e orientações sobre benefícios.

“O Novembro Azul vai além da prevenção ao câncer de próstata. É um momento para que os homens cuidem da saúde física e emocional, participem das ações e mantenham o acompanhamento médico em dia.” — Gabriel Rocha, secretário de Saúde e de Assistência Social.

“Queremos que os homens entendam que cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e amor à vida. As unidades estão preparadas para receber e orientar cada morador com acolhimento e atenção.” — Eduardo Boigues, prefeito.