Geral São Paulo
Defesa Civil envia alerta aos celulares sobre chegada do ciclone extratropical no estado
O alerta foi enviado para os moradores da faixa leste paulista, abrangendo as regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Itapev...
07/11/2025 20h30
Por: Redação Fonte: Secom SP

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um novo alerta na noite desta sexta-feira (7\) via sistema Cell Broadcast sobre a chegada do ciclone extratropical no Estado de São Paulo, trazendo chuvas e fortes vendavais que podem ultrapassar os 100 km/h.

O alerta foi enviado para os moradores da faixa leste paulista, abrangendo as regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Litoral Norte, Litoral Sul, Baixada Santista e Campinas. De acordo com a Defesa Civil, o sistema deve atingir a Região Metropolitana de São Paulo no começo da madrugada deste sábado.

O ciclone extratropical pode provocar chuvas intensas e rajadas de ventos perigosas, além de queda de granizo e microexplosões (downbursts) pontuais. “O ciclone extratropical já passou pelo Rio Grande do Sul, por Santa Catarina e atua neste momento no Paraná, causando grandes estragos, por isso é preciso que estejamos preparados e sigamos os alertas da Defesa Civil”, disse as Major PM Michele César, diretora de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de São Paulo.

Ventos extremos

A previsão da Defesa Civil indica vendavais intensos em algumas regiões:

Para efeito de comparação, ventos a partir de 70 km/h já são suficientes para provocar queda de árvores e destelhar casas. Acima deste valor, o potencial de destruição se torna imprevisível.

Recomendações à população

Gabinete de Crise mobilizado

Para garantir pronta resposta às ocorrências relacionadas às tempestades, todo o Sistema Estadual de Defesa Civil estará em prontidão, e a Defesa Civil mobilizará o Gabinete de Crise no sábado (8) — dia com maior potencial de tempo severo no Estado. Instituições como o Corpo de Bombeiros, ARSESP, ARTESP, Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás estarão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.