A Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu nesta quarta-feira (05/11) a segunda maior quantidade de entorpecentes do ano durante ação no bairro Jardim Belém. O resultado foi obtido após patrulhamento na rua Santa Rosa, onde a equipe flagrou um indivíduo suspeito fugindo de uma residência e abandonando uma mochila com grande quantidade de drogas.
Ao todo, foram apreendidos 7,04 quilos de substâncias ilícitas, distribuídas em 2.868 porções: 1,795 quilo de maconha (990 porções), 1 quilo de cocaína (733 porções), 1,088 quilo de crack (1.045 porções) e 3,168 litros de lança-perfume (100 frascos). Também foram encontrados um celular, o RG do suspeito, dois cadernos com anotações de contabilidade e R$ 1.605 em dinheiro.
A ocorrência foi conduzida pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), com apoio do Comando Força Patrulha, do Canil e da Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo). Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Central de Suzano.
Durante a inspeção no imóvel, os agentes constataram que a residência não apresentava sinais de moradia, mas o forte odor característico de entorpecentes chamou a atenção da equipe. Dentro de uma mochila vermelha e cinza foram localizadas as drogas embaladas e prontas para comercialização, além do dinheiro.
Em volume de drogas apreendidas, essa ação só ficou atrás do caso registrado em 12 de abril, no Jardim Alterópolis, quando a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) localizou 9,692 quilos de entorpecentes após a fuga de outro suspeito. Naquela ocasião, o atual comandante da GCM, Rodrigo Kanashiro, participou da operação. O material apreendido incluía 137 frascos de lança-perfume, 862 porções de maconha, 2.430 de cocaína, 681 de crack e seis comprimidos de ecstasy, avaliados em aproximadamente R$ 67 mil.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, destacou a importância das ações contínuas da GCM. “Os agentes têm alcançado resultados importantes e, não por acaso, temos tido apreensões tão expressivas. Foram sete quilos nesta ocorrência, no Belém, e nove quilos naquela do Alterópolis, o que mostra a força da nossa atuação. Estamos enfraquecendo o comércio de substâncias ilícitas em nossa cidade com o trabalho conjunto dos nossos grupamentos em todas as regiões”, ressaltou.