Guarulhos Vulnerabilidade
Famílias em vulnerabilidade social realizam o sonho da casa própria em entrega da Prefeitura
Prefeitura de Guarulhos e Governo do Estado entregam 252 apartamentos no condomínio Buriti, beneficiando mais de 100 famílias em situação de vulnerabilidade
06/11/2025 10h50
Por: Redação

A aspiração de todo brasileiro é viver com dignidade em uma moradia segura, com espaço adequado, salubridade e infraestrutura básica, em uma área urbana com acesso aos serviços públicos essenciais como transporte, educação e saúde. Nesta segunda-feira (3), 252 famílias de Guarulhos realizaram esse sonho ao receber da Prefeitura e do Governo do Estado as chaves dos apartamentos do Condomínio Buriti, localizado no Jardim São Domingos.

Entre os contemplados estão 106 famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiárias de programas como o auxílio-moradia e a locação social, oriundas das comunidades Chiqueirinho (Santos Dumont), Ipanema (Vila Barros), Belo Paraíso (Ponte Alta) e Irdi (Cumbica).

Histórias de superação

Camila Alves do Nascimento Lima, de 35 anos, viveu momentos de desespero quando sua antiga moradia, na comunidade Ipanema, foi destruída por um incêndio há seis anos. Grávida de oito meses e mãe de quatro filhos, ela viu na nova casa uma nova chance. “É um sonho sair do auxílio-moradia e ter um lar seguro”, contou emocionada Camila, que hoje trabalha fazendo crepes para sustentar a família.

Bianca Bonomi Silva, de 32 anos, enfrentava os riscos de viver próxima ao rio na comunidade Chiqueirinho. Sua casa foi atingida por uma enchente em 2019. Mãe de três filhos — de 12 anos, 3 anos e um bebê de dois meses —, ela vê a nova moradia como “uma conquista e um local saudável para criar as crianças”.

Sonho realizado

Durante a cerimônia, o prefeito Lucas Sanches, acompanhado do governador Tarcísio de Freitas, destacou o sorriso dos moradores como símbolo da conquista. “Muitos deles estavam em auxílio-moradia, o que também vai aliviar os cofres públicos e permitir novos investimentos para a cidade”, afirmou.

O secretário municipal de Habitação, Pastor Anistaldo, também celebrou o momento. “Estamos entregando não apenas moradias, mas o sonho de uma vida digna”, disse.

Sobre o condomínio

As novas moradias possuem 48 metros quadrados, com dois dormitórios, sala, cozinha e lavanderia. O condomínio conta ainda com quadra de lazer, salão de festas e playground. O conjunto habitacional foi construído por meio de parceria entre a administração municipal e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), através do programa Carta de Crédito Associativa (CCA).