As obras do Corredor Nordeste, em Mogi das Cruzes, seguem em ritmo acelerado e já atingiram 73% de execução. O avanço foi confirmado durante vistoria realizada nesta quarta-feira (5) pelo prefeito em exercício, Téo Cusatis, acompanhado do secretário de Obras e Infraestrutura, Nilmar de Cássia Ferreira, e de vereadores do município.
Os trabalhos estão concentrados na construção do viaduto sobre a linha férrea e no recapeamento da avenida Dante Jordão Stoppa, no distrito de Cezar de Souza. O novo corredor viário será uma importante alternativa de tráfego para a Região Leste da cidade, desafogando a avenida Ricieri José Marcatto.
“Esta é a primeira parte de uma série de obras de mobilidade urbana que beneficiará a Região Leste de Mogi das Cruzes. O Corredor Nordeste será uma alternativa à avenida Ricieri José Marcatto, oferecendo uma nova rota para quem se desloca entre Cezar de Souza e bairros como o Mogilar ou São Paulo”, afirmou Téo Cusatis.
O prefeito lembrou que, em janeiro, a obra estava com cerca de 23% executada e enfrentava pendências de pagamento. “Sanamos os problemas e conseguimos acelerar os trabalhos, que avançaram 50% em dez meses, chegando aos 73% atuais”, destacou Cusatis.
Estrutura e próximos passos
Com 2,4 quilômetros de extensão, o Corredor Nordeste conectará a avenida Francisco Rodrigues Filho à avenida Vereador Dante Jordão Stoppa. O investimento total é de R$ 121,6 milhões e a previsão de entrega é até agosto de 2026. A obra inclui ainda 1.850 metros de ciclovias, nova iluminação pública e sinalização viária completa.
O viaduto sobre a linha férrea, que faz a ligação da nova via com a avenida Dante Jordão Stoppa, teve recentemente as vigas lançadas e segue agora com a etapa de concretagem da laje. Já na avenida Francisco Rodrigues Filho, foram concluídos os serviços de remodelação da rotatória, pavimentação e iluminação, com paisagismo e sinalização em fase final.
Na avenida Dante Jordão Stoppa, o recapeamento entre o cruzamento com a avenida João XXIII e a rotatória próxima ao centro comercial está em andamento e deve ser concluído até o fim deste mês. No mesmo local, uma nova via será construída para ligar as avenidas Nellusco Lourenço Boratto e Dante Jordão Stoppa, passando sob o viaduto, facilitando o tráfego da região.
“O Corredor Nordeste representa um avanço significativo na mobilidade urbana de Mogi. É uma obra moderna, que trará fluidez, segurança e desenvolvimento para toda a zona Leste”, ressaltou o secretário Nilmar de Cássia Ferreira.
Serviço
- Obra: Corredor Nordeste de Mogi das Cruzes
- Local: Distrito de Cezar de Souza
- Extensão total: 2,4 km
- Avanço atual: 73%
- Previsão de entrega: agosto de 2026
- Investimento: R$ 121.599.638,66
- Principais frentes: viaduto sobre linha férrea, recapeamento da av. Dante Jordão Stoppa e nova via de ligação