Itaquaquecetuba Farmácia Popular
Em Itaquá, Farmácia Popular amplia acesso a medicamentos gratuitos
Programa do Governo Federal fortalece o atendimento e amplia a oferta de medicamentos essenciais à população
05/11/2025 09h53 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação
Saúde - PMI

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), iniciativa do Governo Federal, ampliou o acesso da população a medicamentos e insumos da Atenção Primária à Saúde em Itaquaquecetuba. Criado há 20 anos, o programa funciona em parceria com farmácias privadas credenciadas, complementando o atendimento realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Com a ampliação, o Farmácia Popular passou a oferecer, de forma gratuita, medicamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, além dos já disponíveis para asma, diabetes, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais.

O programa também disponibiliza fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual, voltado a pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico.

“A Farmácia Popular é um instrumento essencial de apoio à rede pública. Ao garantir medicamentos gratuitos, o programa permite maior cuidado com os pacientes”, destacou o secretário de Saúde e de Assistência Social, Gabriel Rocha.
“Nosso compromisso é ampliar o acesso da população a serviços e medicamentos. Programas como o Farmácia Popular mostram que, com gestão e integração, é possível garantir dignidade e qualidade de vida”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.

Como retirar os medicamentos

Para ter acesso aos medicamentos gratuitos, o cidadão deve procurar uma farmácia credenciada, identificada com a logomarca do programa, e apresentar:

  • 📋 Receita médica válida (emitida por serviços do SUS ou particulares);
  • 🪪 Documento com foto e CPF;
  • 🧾 No caso de pacientes acamados, um representante legal pode realizar a retirada com a documentação exigida.