Suzano Maus-Tratos
Meio Ambiente resgata vaca e bezerro vítimas de maus-tratos
Equipe prestou cuidados aos animais após constatar sinais de desidratação e diarreia; caso ocorreu na estrada José da Conceição, no Jardim Carla
04/11/2025 10h05
Por: Redação
Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente resgatou, na última quinta-feira (30/10), uma vaca e um bezerro vítimas de maus-tratos em uma propriedade localizada na estrada José da Conceição, no bairro Jardim Carla, região norte de Suzano.

Os animais apresentavam sinais de desidratação e diarreia e receberam atendimento imediato da equipe técnica. Após o resgate, o caso foi comunicado ao 2º Distrito Policial do Boa Vista, para que o tutor responda judicialmente pelos maus-tratos.

A ação teve início após uma denúncia à Ouvidoria Municipal, que acionou o setor de Bem-Estar Animal. No local, os técnicos confirmaram as condições precárias em que os animais se encontravam e iniciaram o tratamento com soro, complexo vitamínico e medicação. Em seguida, os dois foram transferidos para um abrigo, onde receberam os cuidados adequados.

De acordo com o laudo técnico, a vaca, da raça jersey e com 5 anos de idade, estava deitada, enfraquecida e desnutrida. O bezerro, também da raça jersey e com dez meses, estava amarrado por uma corda a uma estrutura de ferro, sem acesso a água, alimento ou abrigo contra o sol e a chuva. Ambos estavam infestados por carrapatos.

O documento ainda destacou que o local não possuía estrutura adequada para criação de animais de grande porte e que as cinco liberdades do bem-estar animal não estavam sendo respeitadas: estar livre de fome e sede; livre de desconforto; livre de dor e doenças; livre de medo e estresse; e livre para expressar comportamento natural.

Questionado pela equipe, o tutor afirmou que um dos animais já havia chegado debilitado e que contratou um “suposto veterinário” para tratar deles — porém, não apresentou comprovação de atendimento profissional habilitado.

O secretário de Meio Ambiente, André Chiang, destacou a importância da ação: “Prestamos o apoio necessário diante das condições que encontramos, garantindo o bem-estar dos animais e tomando as medidas cabíveis contra o tutor”, afirmou.

A Prefeitura reforça que denúncias de maus-tratos podem ser feitas à Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800-774-2007.