A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes apresentou nesta quinta-feira (30/10) o balanço das ações realizadas durante o segundo quadrimestre de 2025, em audiência na Câmara Municipal. As atividades foram relacionadas às metas do Plano Municipal de Educação (PME) e evidenciaram os avanços na rede, que atende mais de 47 mil estudantes distribuídos em 211 unidades escolares.
A secretária de Educação, Darly Carvalho, destacou o compromisso da equipe com a qualidade do ensino e com a valorização dos servidores.
“Apresentamos o trabalho realizado para oferecer uma educação de qualidade aos alunos e melhores condições de trabalho aos servidores. Trabalhamos todos os dias para fazer o melhor pela educação da nossa cidade”, afirmou.
Até o segundo quadrimestre, a Pasta investiu R$ 469,7 milhões em ações e programas educacionais. A secretária esteve acompanhada pela adjunta Maria Aparecida Cervan Vidal, e a audiência foi presidida pela vereadora Priscila Yamagami, com a presença dos vereadores Inês Paz e Eduardo Ota.
Investimentos e expansão da rede
O Departamento de Gestão de Operações apresentou dados sobre o transporte escolar, manutenção e atendimento da demanda de alunos. A rede municipal atende 66,3% das crianças de 0 a 3 anos, conforme a meta 1 do PME, que trata da universalização da educação infantil e ampliação de vagas em creches — atualmente, são 20.416 crianças de 0 a 5 anos matriculadas.
Estão em estudo novas construções em bairros como Jardim Esperança, Jardim Aeroporto III e Jardim Layr. Também foi destacada a retomada das obras dos Cempres de Biritiba Ussú e Taiaçupeba e o lançamento do programa de reformas de 30 unidades escolares.
Inclusão e valorização dos profissionais
O Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI) apresentou o trabalho da Escola Municipal de Educação Especial Profª Jovita Franco Arouche, das salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da Escola Clínica TEA Profª Neuraide Rezende da Silva Fujita. A rede conta com 3.617 servidores, sendo 1.635 do magistério e 1.982 técnicos e de apoio.
Entre as ações de valorização, foram destacadas as formações continuadas e o início do atendimento psicológico online pelo Programa Livre, em parceria com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas.
Tecnologia e inovação
O destaque da área tecnológica foi a retomada da Robótica Educacional, com projeto piloto na EM Profª Marlene da Silva Maldonado, em Jundiapeba. A ação atende 310 estudantes e utiliza ferramentas de robótica desplugada e motorizada. Também foram implementadas melhorias no Sistema de Gestão Educacional (SGE), como o Diário de Classe Digital e o acesso facilitado ao Cadastro Municipal Unificado (CMU).
Formação, esporte e leitura
O Departamento Pedagógico (Deped) formou mais de 1,7 mil professores e gestores e ampliou parcerias voltadas ao esporte escolar. Programas como Escola de Tempo Integral, Mogi, Cidade Leitora e Aprender em Foco Mogi foram apresentados, com destaque para os resultados do Prêmio Excelência Educacional do Governo Estadual.
Alimentação e subvenções
O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) serviu 14,2 milhões de refeições entre maio e agosto e promoveu formação para 609 profissionais de cozinha. A equipe também desenvolveu o projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que acompanha e orienta boas práticas nas unidades.
Já o Departamento de Subvenção destacou o acompanhamento das entidades conveniadas, o Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF), os repasses do PDDE e o novo sistema digital de Prestações de Contas da administração municipal.