Mogi das Cruzes Organização especial
Mogi das Cruzes organiza esquema especial para o Dia de Finados com segurança e apoio aos visitantes
Cemitérios municipais passam por revitalização e devem receber mais de 110 mil pessoas no fim de semana
29/10/2025 18h34
Por: Redação
Serviços Urbanos e Zeladoria - PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes preparou um esquema especial para receber o público que visitará os cemitérios municipais neste fim de semana, em função do Dia de Finados, celebrado no domingo (2/11). O plano, coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, inclui horário ampliado de funcionamento, interdições de trânsito e o acompanhamento do comércio típico da data.

Horário de funcionamento e público esperado

Os cemitérios São Salvador, da Saudade e de Sabaúna funcionarão em horário estendido — das 8h às 18h — tanto no sábado (1º) quanto no domingo (2). A estimativa é de que cerca de 110 mil pessoas passem pelos locais nos dois dias. Equipes de apoio estarão presentes para orientar o público e garantir um atendimento seguro e organizado.

Comércio e fiscalização

Dezoito permissionários previamente selecionados por chamamento público irão atuar no entorno dos cemitérios, oferecendo produtos tradicionais como flores, velas, salgados, água, sucos, refrigerantes, caldo de cana e milho verde. As atividades terão fiscalização da Secretaria de Agricultura e Segurança Alimentar, com apoio das equipes de Fiscalização e Mobilidade e Trânsito, para garantir o cumprimento das normas e o bom funcionamento das vendas.

Trânsito e interdições

Para a montagem das barracas e segurança dos visitantes, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito interditará ruas próximas aos cemitérios entre sexta-feira (31/10) e domingo (2/11), das 4h às 19h. No Cemitério São Salvador, as interdições ocorrerão na rua Senador Dantas (entre as ruas Julio Prestes e Carmela Dutra) e na rua Julio Prestes (entre Otto Unger e Senador Dantas).

Já no Cemitério da Saudade, o bloqueio abrangerá a rua Capitão Joaquim de Mello Freire (entre José de Carlo e José Pedro Naure), a rua José de Carlo (entre Capitão Joaquim de Mello Freire e Francisco Rodrigues Passos) e o trecho entre a avenida Joaquim de Mello Freire e a rua Tadao Sakai. Agentes de trânsito e placas informativas orientarão os motoristas e pedestres.

Cuidados e orientações

Durante o fim de semana, não será permitido realizar manutenções em sepulturas, como reformas, pinturas ou limpezas. Esses serviços poderão ser feitos apenas até sexta-feira (31/10). A medida visa garantir a segurança e o conforto dos visitantes.

A Prefeitura orienta que os frequentadores evitem levar sacolas plásticas e recipientes que acumulem água, contribuindo para a limpeza dos espaços e a prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Os cemitérios também receberam serviços de revitalização, como pintura, roçada, sinalização e manutenção da iluminação pública.

Melhorias recentes

Entre as ações de manutenção, destacam-se a pintura das paredes externas e vias internas, revisão da iluminação do Cemitério São Salvador, instalação de lombadas e a poda preventiva de árvores. O Cemitério da Saudade recebeu nova pintura na capela e reforço no número de agentes sepultadores.

Com 15 mil sepulturas e 3.529 nichos, o Cemitério da Saudade é o maior da cidade. O Cemitério São Salvador conta com 9,8 mil sepulturas, e o de Sabaúna, com cerca de 400.