A Prefeitura de Mogi das Cruzes deu mais um passo importante na consolidação da cultura da ética e da transparência na administração da saúde pública. Em continuidade ao termo de cooperação firmado em abril com o Instituto Ética Saúde, o município iniciou uma nova fase de implementação das ações conjuntas previstas no acordo.
Nesta segunda-feira (27/10), um grupo técnico formado por representantes das secretarias municipais de Saúde e de Governo e Transparência, da Controladoria Geral do Município e do Departamento de Tecnologia da Informação reuniu-se com o diretor executivo do Instituto, Filipe Venturini Signorelli. O encontro definiu o protocolo e o cronograma das próximas etapas de trabalho colaborativo.
O protocolo estabelece diretrizes para registro, padronização de procedimentos, tratamento e monitoramento das informações, com o objetivo de aprimorar a prestação de contas, fortalecer o controle social e integrar dados ao Portal da Transparência da Prefeitura.
Unidades-piloto e metodologia de implementação
Como unidades-piloto do projeto, foram selecionadas 17 Unidades da Estratégia Saúde da Família (USFs) distribuídas por diversos bairros, incluindo Cocuera, Jardim Aeroporto II / Santos Dumont, Chácara Guanabara, Jardim Aeroporto III, Nove de Julho, Jardim Piatã, Jardim Margarida, Taboão-Lambari, Jardim Planalto, Taiaçupeba, Jardim Layr, Biritiba Ussú, Quatinga, Toyama, Nova Jundiapeba, Novo Horizonte e Nova União.
“Este trabalho conjunto reforça ainda mais o nosso compromisso com a boa governança e com o fortalecimento das políticas públicas de saúde, em benefício direto dos mogianos”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
“Estamos reforçando o compromisso da Prefeitura de Mogi das Cruzes com a ética, a transparência e a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Este é um movimento que simboliza uma verdadeira mudança de paradigmas e consolida um modelo de gestão pública focado na qualidade do atendimento”, avaliou o vice-prefeito Téo Cusatis.
Próximos passos da cooperação
O próximo passo da parceria com o Instituto Ética Saúde, firmada em evento no dia 11 de abril de 2025, prevê o mapeamento das estruturas tecnológicas e dos fluxos de trabalho atualmente em execução. Em novembro, estão previstas novas reuniões com o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam), organização social responsável pela gestão das unidades-piloto, para início da execução do plano de trabalho.