O Monitora Ferraz, sistema de monitoramento com câmeras instaladas em pontos estratégicos do município, auxiliou a Guarda Civil Municipal (GCM) na localização de dois veículos furtados que circulavam com placas adulteradas para evitar detecção.
No primeiro caso, um GM/Corsa branco com placas BSC-4C85 foi visualizado pela GCM na Estrada do Bandeirante, 426, durante a madrugada de 25 de outubro. O sistema identificou que o veículo correspondia ao automóvel de placas BOU-1H15, furtado em 7 de outubro de 2025, e passou a monitorar seu trajeto até a abordagem.
O segundo caso ocorreu na Avenida Governador Jânio Quadros, no dia 24 de outubro. Um veículo Kia/Besta prata de placa AFE-1602 havia sido furtado e circulava com a placa adulterada GSI-5A71. Durante a vistoria, a equipe encontrou um par de placas originais (AFE-1602) e, após consulta, confirmou-se tratar de veículo com registro de furto.
Casos encaminhados à Delegacia Central
Ambos os casos foram apresentados na Delegacia Central de Ferraz de Vasconcelos para os procedimentos legais e devolução aos proprietários. O Monitora Ferraz é administrado pela GCM, vinculada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Civil da Prefeitura, e tem se mostrado uma ferramenta tecnológica essencial no apoio às ações de vigilância e combate à criminalidade no município.