A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Longevidade, promoveu na noite de ontem (22/10) uma palestra com a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg, que apresentou “A Bela Velhice”, tema do seu mais recente livro, no auditório do Cemforpe. O evento reuniu pessoas idosas, familiares e profissionais interessados em ampliar o repertório de cuidados para o público 60+, com dados sobre longevidade e qualidade de vida.
O encontro começou com uma homenagem ao médico Nobolo Mori, de 101 anos, mogiano responsável por estreitar laços entre a especialista em longevidade e a cidade de Mogi das Cruzes desde 2019.
“Oferecer qualidade de vida aos idosos é nosso principal objetivo e o doutor Nobolo é um exemplo a ser seguido. É essa energia e disposição que queremos replicar para os nossos jovens 60+”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.
Durante a palestra, Mirian Goldenberg abordou os desafios e as potencialidades do envelhecimento, discutindo temas como a discriminação por idade e a importância de escutar a pessoa idosa. A antropóloga enfatizou que a velhice é plural e oferece diferentes formas de envelhecer.
“A velhice pode ser bela quando a pessoa idosa escolhe pela libertação e pela felicidade, ao invés da solidão e do medo”, afirmou a escritora.
Segundo Mirian, a escuta é essencial para evitar que os idosos se sintam invisíveis, dependentes ou descartáveis.
“O melhor que podemos fazer pelos nossos idosos é ouvi-los. Infelizmente, as pessoas estão cada vez mais presas ao celular e conversam menos pessoalmente”, destacou.
Mês do Idoso em Mogi
A palestra integra a programação do Mês do Idoso em Mogi das Cruzes. Nesta quinta (23), estão previstas atividades como visita à Vila Dignidade, com plantio de mudas e rodas de conversa, além de encontros no Pró-Hiper e no Centro Dia do Idoso.
“Estamos prestigiando os principais equipamentos municipais voltados ao cuidado das pessoas idosas e ampliando a escuta para aperfeiçoar cada vez mais as políticas de longevidade”, explicou o secretário municipal da Longevidade, Mauro Yokoyama.
Na próxima semana, nos dias 27 e 28, às 9h, o delegado Francisco Del Poente ministrará palestras sobre golpes cibernéticos no Centro Dia do Idoso e na Casa de Clara.