Suzano Teatro
Teatro de Fantoche ensina segurança no trânsito a 260 alunos em Suzano
Educação e diversão no trânsito
23/10/2025 17h26
Por: Redação
Transporte e Mobilidade Urbana - PMS

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano mobilizou 260 alunos da rede municipal para a apresentação do Teatro de Fantoche, realizada nesta terça-feira (21/10), no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, no centro. A atividade promoveu ensinamentos sobre segurança no trânsito de forma lúdica e educativa.

Participaram alunos das Escolas Municipais Antônio Marques Figueira, do Jardim Santa Helena, e Lídia Lima da Silva, do Jardim Planalto, que acompanharam a peça com entusiasmo e interação com os personagens.

Parceria entre Prefeitura e Polícia Militar

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Departamento de Educação para o Trânsito da pasta municipal e o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) da Polícia Militar. Participaram das apresentações os cabos Marta Marques Martins, Marcelo Pereira de Aragão, Jair Afonso Silva e Eliseu Gonzaga Varela, sob condução do coronel Marcos Rogério da Cunha.

Projeto contínuo de conscientização

A Prefeitura de Suzano já realizou outras apresentações neste semestre — nos dias 6 e 11 de agosto e 3 de setembro —, que alcançaram 1,3 mil crianças da rede municipal. No primeiro semestre, mais 1,5 mil alunos de cinco escolas participaram das ações educativas, totalizando quase 3 mil crianças atendidas em 2025.

Aprendizado e cidadania

O objetivo do projeto é estimular a empatia, o respeito e a responsabilidade no trânsito entre estudantes do ensino fundamental I, com idades entre 6 e 10 anos. A proposta é que as crianças se tornem multiplicadoras do conhecimento, levando as lições aprendidas para casa e compartilhando com familiares e amigos.

“Nosso propósito é promover os conceitos básicos sobre a conduta adequada no trânsito para que essas lições façam parte da formação das crianças. Assim, fazemos com que elas compartilhem com seus pais tudo o que aprenderam e se preparem para serem motoristas mais conscientes no futuro”, afirmou Claudinei Galo, secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana.