Os cemitérios municipais São Sebastião (rua Cássia Francisco, 651 – Sítio São José) e São João Batista, conhecido como Cemitério do Raffo (avenida Brasiliana, 10 – Parque Alvorada), deverão receber cerca de 65 mil visitantes no Dia de Finados (2 de novembro). Ambos abrirão os portões às 7h e encerrarão o atendimento após a saída do último visitante.
Para celebrar a data, haverá missas em três horários no Cemitério São Sebastião — às 8h, 10h e 15h — e em dois no Cemitério São João Batista — às 11h e 15h. Todos os visitantes serão recepcionados com um café da manhã, que incluirá suco, chocolate e bolachas.
Zeladoria e melhorias estruturais
A Secretaria de Administração de Suzano intensificou as ações de limpeza e manutenção nos locais. As equipes realizam varrição, limpeza, combate à dengue e verificação de acúmulos de água diariamente. Também foram feitos reparos em guias, pinturas e pavimentação com bloquetes em alguns acessos.
Nas imediações dos cemitérios, a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana revitalizou a sinalização viária. Estruturas foram montadas para a venda de flores, velas e alimentos, garantindo mais comodidade aos visitantes.
Comércio nos cemitérios
Quem desejar comercializar produtos nos cemitérios durante o feriado deve comparecer ao Centro Unificado de Serviços (Centrus), na avenida Paulo Portela, 210 – Jardim Paulista. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 13h às 16h, na sala 203, setor de Fiscalização Tributária.
Os interessados devem apresentar documentos pessoais ou o CNPJ da empresa e efetuar o pagamento de R$ 239,31, referente à diária de permanência. Ainda há quatro vagas para venda de flores e uma para venda de alimentos no Cemitério São Sebastião. No São João Batista, restam uma vaga para flores e duas para alimentos.
Autoridades reforçam organização e acolhimento
“Trabalhamos diariamente para manter as condições adequadas de limpeza e manutenção para que todos possam circular com tranquilidade e prestar as homenagens devidas. Empenhamos muito esforço e dedicação com cada atividade executada”, afirmou Fabio Tostes, diretor dos cemitérios municipais.
“O Dia de Finados é uma data de memória e homenagem. Organizamos as atividades com cuidado e integração entre as secretarias, para recepcionar a população de forma especial”, destacou Cintia Lira, secretária municipal de Administração.