Mogi das Cruzes Cidadão mogiano
Câmara aprova título de Cidadão Mogiano a Toshio Kayasima
Homenagem reconhece contribuição ao desenvolvimento agrícola
22/10/2025 20h54
Por: Redação
A CÂMARA

Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (22), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes outorgou o título honorífico de “Cidadão Mogiano” ao servidor público aposentado Toshio Kayasima, em reconhecimento à sua extensa atuação em prol do desenvolvimento agrícola do município.

Autoria e mesa diretiva

A homenagem é de autoria do presidente da Câmara, Francimário Vieira “Farofa” (PL), e do vereador prof. Edu Ota (Pode). Farofa presidiu os trabalhos, com o vereador Maurinho do Despachante (PRD) na primeira secretaria. Compuseram a mesa: Edu Ota (coautor), o ex-prefeito e ex-deputado Junji Abe, o secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar Renato Abdo (representando a prefeita Mara Bertaiolli), Benedito Balouk Filho (grão-mestre ad vitam do GOSP), Frank Tuda (presidente do Bunkyo Mogi das Cruzes) e o homenageado.

Palavras na tribuna

O vereador Edu Ota discursou em nome da Câmara, abrindo as manifestações.

“Esta é uma noite muito feliz. O senhor Toshio sempre trabalhou pela segurança e pela agricultura. Ele ajudou ainda na Educação, reivindicando a instalação da escola pública do Cocuera. Esta é uma honraria justa e merecida”.

Familiares e lideranças também se pronunciaram.

“Nossa família está honrada com essa homenagem. Agradeço ao vereador Farofa pelo carinho e atenção”, afirmou Ricardo Kayasima, filho do homenageado.

“Toshio sempre teve o respeito da maçonaria por sua sabedoria e sensatez. Agradeço à Câmara por essa justa homenagem”, disse Benedito Balouk Filho, grão-mestre ad vitam do GOSP.

“O senhor Toshio é um cidadão brasileiro de valor inestimável. Ele tem 91 anos, mas uma garra de um homem de 40. (...) Contribuiu para levar eletricidade e telefonia à zona rural e trouxe a modernidade da irrigação por gotejamento”, destacou o ex-prefeito Junji Abe.

“O senhor Toshio construiu uma história de colaboração e esforço com Mogi e com o agronegócio. É uma honra para esta gestão estar aqui nesta solenidade”, afirmou Renato Abdo, em nome da prefeita.

“Obrigado por esta homenagem do Farofa e da Maçonaria. É uma honra estar aqui e receber este título”, agradeceu Toshio Kayasima.

Ao encerrar, o presidente Farofa ressaltou a importância do reconhecimento.

“Foi muito importante para nossa Cidade prestar esse reconhecimento, que é mais do que merecido. Falar dos feitos do Toshio me faria ficar horas a fio aqui, tamanha foi e ainda é a sua colaboração com nossa Cidade”.

Também participaram da cerimônia os vereadores Pedro Komura (União Brasil) e Vitor Emori (PL).

Biografia e legado

Nascido em Santos e morador de Mogi das Cruzes desde 1943, Toshio Kayasima construiu carreira no DAEE, onde se aposentou como diretor em 1999. Entre as contribuições destacam-se:

  • Apoio ao governo de Israel no desenvolvimento de protótipo de irrigação em Mogi das Cruzes;
  • Participação em estudo de telefonia rural no Alto Tietê;
  • Articulação para instalação da Escola Sentaro Takaoka, no bairro Cocuera;
  • Estudos de parametrização agroclimática e cultivo de alface sem agrotóxicos em parceria com DAEE e IPT;
  • Projetos de irrigação, recursos hídricos e energia em cooperação com a JICA (Japan International Cooperation Agency).

Atuação social e cultural

Na área social e cultural, Kayasima ingressou em 1995 na Loja Maçônica Cruzeiro do Itapeti. Foi Venerável Mestre na Loja Maçônica Portal de Bertioga (2005) e elevado ao Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito em 30 de junho de 2007. Idealizou a Noite do Sukiyaki nas lojas citadas e, em 6 de março de 2023, recebeu do Supremo Conselho do Brasil o título de Membro Honorário (Ato nº 0327/2023).

Próximos passos

A entrega do diploma de “Cidadão Mogiano” ocorrerá em sessão solene, em data e local a serem definidos pela Presidência da Câmara Municipal.