O Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos Miller da Silveira – Tuta, no bairro Mogilar, recebe desde esta quarta-feira (22/10) as disputas do Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica. Organizado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande) com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, o evento — o maior da modalidade na região Sudeste — segue até sábado (25), com partidas diárias a partir das 9h e entrada gratuita para o público.
Abertura e autoridades presentes
A cerimônia de abertura foi realizada na terça-feira (21) e reuniu atletas e autoridades no ginásio. Estiveram presentes os secretários municipais de Esporte e Lazer, Fred Abib e Guilherme Filipin (adjunto); o presidente da Ande, Erinaldo Chagas; e o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
“A bocha adaptada é uma modalidade que possui tradição em Mogi das Cruzes, com atletas de destaque internacional e um trabalho consolidado e construído ao longo dos anos”, destacou Fred Abib.
“Desde o início deste ano, por determinação da prefeita Mara Bertaiolli, a Prefeitura está avançando ainda mais na modalidade, com investimentos no Centro Municipal de Paradesporto e com a realização de competições como o Regional Sudeste, que ajudam na divulgação da bocha paralímpica”, acrescentou o secretário.
Serviço
- Evento: Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica
- Período: de 22 a 25 de outubro de 2025
- Horário: partidas diárias a partir das 9h
- Local: Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos Miller da Silveira – Tuta (Rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560 – Mogilar, Mogi das Cruzes)
- Entrada: gratuita
Estrutura e logística
O torneio reúne mais de 100 participantes de clubes e associações do Estado de São Paulo. A Prefeitura de Mogi das Cruzes dá suporte à competição com a estrutura do Ginásio Tuta, transporte entre hospedagem e local dos jogos, e cessão do Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos para alimentação dos atletas. A expectativa é movimentar cerca de 600 pessoas até o encerramento.
Transporte acessível
Para facilitar o deslocamento, a Prefeitura disponibilizou quatro ônibus totalmente acessíveis aos atletas. Segundo o secretário de Mobilidade, Ary Kamiyama, os veículos pertencem à reserva técnica das empresas de transporte e estão preparados para atender demandas especiais.
“É uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli que as secretarias atuem de forma integrada. Esse apoio envolve várias pastas, incluindo a Mobilidade, que tem o maior prazer em atender esses atletas incríveis”, afirmou Kamiyama.
Formação e incentivo nas escolas
A bocha paralímpica também integra o trabalho desenvolvido pela Prefeitura no Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato. Em parceria com a Secretaria de Educação, o projeto leva clínicas esportivas a escolas municipais, onde atletas da modalidade apresentam a bocha a alunos do ensino fundamental. Cerca de 30 escolas já participaram das atividades, que incluem conversas, demonstrações e interação com as crianças.
Rumo ao Campeonato Brasileiro
A etapa mogiana faz parte do circuito nacional de bocha paralímpica, que, por meio dos campeonatos regionais, classificará atletas para o Campeonato Brasileiro da modalidade, previsto para dezembro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.