A Prefeitura de Guararema inaugurou, no último sábado (18), o Parque do Lago “Professora Áurea Maria Camargo Ramos”, um novo espaço dedicado à preservação ambiental, à educação ecológica e ao turismo sustentável. Regulamentado pelo Decreto Municipal nº 4.636, o parque funciona de terça-feira a domingo, das 6h às 22h, e fecha às segundas-feiras para manutenção e conservação.
Com investimento total de R$ 729.974,04 — sendo R$ 700 mil provenientes de repasse do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais — o espaço foi planejado para integrar o ambiente urbano à natureza, oferecendo estrutura acessível e áreas de convivência para toda a família.
Entre os atrativos do Parque do Lago estão:
Para garantir o bom uso e a conservação do espaço, o decreto estabelece regras de convivência e preservação. São proibidos, entre outros:
Atividades esportivas no lago só podem ocorrer quando promovidas ou apoiadas pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, como as aulas de caiaque polo ofertadas pela Prefeitura de Guararema.
O acesso de animais é permitido, desde que conduzidos com guia. No caso de animais de grande porte ou potencialmente agressivos, é obrigatório o uso de coleira, enforcador e focinheira.
O playground pode ser utilizado por crianças de até 10 anos, acompanhadas pelos responsáveis, com altura máxima de 1,30 metro para uso dos brinquedos. Não é permitido o consumo de alimentos ou bebidas no local.
O decreto também prevê que o Parque do Lago poderá receber, mediante autorização prévia, eventos esportivos, culturais, educacionais e ambientais, desde que realizados em conformidade com as normas municipais e acompanhados por servidores responsáveis.