Mogi das Cruzes Jovens
Estudantes protagonizam sessão do Parlamento Estudantil em Mogi
Jovens apresentaram propostas sobre meio ambiente, saúde, educação e tecnologia na Câmara Municipal
16/10/2025 19h55 Atualizada há 3 dias
Por: Redação
A CÂMARA

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu, na manhã desta quinta-feira (16/10), uma sessão especial do Parlamento Estudantil. A iniciativa reuniu alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade, que apresentaram propostas legislativas e debateram temas voltados ao bem comum. Durante a simulação de uma reunião ordinária, os jovens vereadores ocuparam os assentos parlamentares e defenderam projetos sobre educação, meio ambiente, saúde mental, tecnologia e mobilidade urbana.

Composição da Mesa Diretiva

Os estudantes eleitos para compor a Mesa Diretiva foram:

  • Pietro Abílio Gonçalves Corrêa (Colégio Guarani) – Presidente;
  • José Olívio Silva (Escola Estadual Prof. Lucinda Bastos) – Vice-presidente;
  • Ana Lívia Soares de Souza (Colégio Náutico Mogiano) – Primeira-secretária;
  • Fabrício Luan dos Santos Silva (Escola Vereador Narciso Yague Guimarães) – Segundo-secretário.

“Hoje é um dia especial. Fico muito feliz por todos os projetos que vocês apresentaram nesta Casa. O Parlamento Estudantil tem colaborado muito com a cidade, e isso é muito bacana”, destacou o presidente da Câmara, Francimário Vieira (Farofa).

Propostas apresentadas pelos estudantes

Entre as iniciativas debatidas e aprovadas durante a sessão, estiveram projetos voltados à leitura, segurança escolar, saúde mental, sustentabilidade e inclusão social. Confira alguns dos destaques:

  • “Leitura em Movimento” – Incentivo à leitura diária em escolas públicas (Ana Lívia Soares de Souza, Colégio Náutico Mogiano).
  • “Caminho mais seguro para a educação” – Mapeamento de riscos e melhoria da segurança no entorno escolar (Camily Vitoria Jesus dos Santos, Escola Padre Bernardo Murphy).
  • Integração do esporte na educação – Esporte como ferramenta pedagógica e de inclusão (Daniela Martins Souza, Escola Paulo Ferrari Massaro).
  • Educação no trânsito – Medidas de segurança viária próximas às escolas (Fabrício Luan dos Santos Silva, Escola Vereador Narciso Yague Guimarães).
  • “Escola-Empresa” – Parceria entre instituições de ensino e empresas para estágios (Franklin Menezes dos Santos, Escola Dora Peretti de Oliveira).
  • “Conecta Ciclista” – Implantação de ciclovias seguras para estudantes (Gustavo Eiti Nihibori, Escola Dr. Sentaro Takaoka).
  • Concurso Municipal de Decoração Natalina – Incentivo ao turismo e embelezamento urbano (Isadora Andrade Munhoz Marques, Placidina Colégio Católico).
  • “Alunos Salvam Vidas” – Capacitação de estudantes em primeiros socorros (Isadora Barros Neves, ETEC Presidente Vargas).
  • Programa de Reintegração Social – Apoio a pessoas em situação de rua (Julia Souza Locateli, Colégio Millenium Construtivo).
  • Replanejamento da iluminação pública – Melhoria da segurança urbana (Luana Santos Dias, Escola José Ribeiro Guimarães).
  • Atendimento médico e odontológico ampliado – Mais acesso à saúde nas escolas (Luis Fernando de Oliveira, Escola Sylvia Mafra Machado).
  • Programa de saúde mental – Prevenção e acolhimento psicológico (Manuela Garcia Magalhães, Escola Maple Bear).
  • Laboratórios de Inteligência Artificial Ética – Uso consciente da tecnologia nas escolas (Maria Clara Silva, Colégio Raízes).
  • “Patrulha Animal” – Proteção e bem-estar animal em parceria com ONGs (Maria Eduarda Ribeiro Gomes, Escola Comendador Koheiji Adachi).
  • Digitalização da biblioteca municipal – Acesso ampliado à cultura (Maria Heloisa Soares Loureiro, Escola Lucinda Bastos).
  • “Educação para a Cidadania” – Nova disciplina no currículo escolar (Mayara Dallile, Escola Prof. Sebastião de Castro).
  • PROMAETEC – Atração de empresas de tecnologia para o município (Nathália Fernandes Bastianelli, Colégio Objetivo).
  • Energia solar em prédios públicos – Sustentabilidade e economia (Nathan Felipe Magalhães, Escola Irene Caporali de Souza).
  • “Ecomoeda” – Moeda digital para recompensar práticas sustentáveis (Pietro Abílio Gonçalves Corrêa, Colégio Guarani).
  • “Mogi contra o desperdício” – Redistribuição de alimentos excedentes (Rafael Kenzo Noguti, Colégio Brasilis).
  • Programa de Acolhimento Familiar para Idosos – Cuidado humanizado e inclusão (Rafaela Ferreira dos Santos, Escola Prof. Firmino Ladeira).
  • Proteção de Nascentes e Margens da Represa de Taiaçupeba – Sustentabilidade hídrica (Samuel Gabriel de Souza Soares, Escola Benedito de Souza Lima).
  • Olimpíada Municipal de Oratória e Debate – Desenvolvimento de comunicação e pensamento crítico (Thales Fujita, Instituto Educacional NEC).
  • Educação sobre criptoativos e blockchain – Conhecimento financeiro e tecnológico (José Lívio Ferreira dos Santos, Escola Prof. Benedito Borges Vieira).

Formação cidadã e protagonismo juvenil

O Parlamento Estudantil é um programa educativo que permite aos alunos transformar ideias em propostas de lei e refletir sobre políticas públicas em áreas como saúde, educação, meio ambiente e cidadania. O projeto estimula o protagonismo juvenil, o interesse pela política e o exercício da cidadania ativa.

Os 46 participantes (23 do Ensino Fundamental II e 23 do Ensino Médio) foram selecionados com base na qualidade e relevância das propostas. A 15ª edição do programa recebeu 325 projetos de 45 escolas, número recorde de inscrições. Neste ano, de forma excepcional, a categoria de Ensino Médio contou com 24 projetos selecionados.

“Foi um debate de alto nível e com respeito. Tivemos projetos importantes, inovadores e que dialogam com o que Mogi das Cruzes precisa”, concluiu a vereadora Malu Fernandes (PL), presidente da Comissão Permanente de Educação.

Também participaram da cerimônia de abertura o padre Marcos Sulivan e os vereadores Bi Gêmeos (PSD), Inês Paz (PSOL), Rodrigo Romão (PCdoB), Priscila Yamagami (PP) e Edson Santos (PSD).