Mogi das Cruzes Cata-tranqueira
Zona rural de Mogi recebe Operação Cata-Tranqueira neste sábado
Oito bairros serão atendidos a partir das 7h; ação recolhe materiais inservíveis
16/10/2025 19h52 Atualizada há 3 dias
Por: Redação
Serviços Urbanos e Zeladoria - PMMC

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria, realiza neste sábado (18/10) mais uma edição da Operação Cata-Tranqueira. Esta será a 41ª ação do ano e atenderá oito bairros da zona rural do município.

Os bairros contemplados serão: Barroso, Biritiba Ussu, Boa Vista, Jardim Nove de Julho, Parque das Varinhas, Parque São Martinho, Quatinga e Taiaçupeba. Os moradores devem deixar os itens para descarte nas calçadas antes das 7h, horário de início da operação.

Serviço contribui para limpeza e prevenção de doenças

A Operação Cata-Tranqueira realiza a coleta semanal de materiais inservíveis descartados pelos moradores, como móveis velhos, eletrodomésticos e objetos volumosos. O trabalho complementa as ações diárias de limpeza pública e os mutirões de zeladoria realizados pela Prefeitura.

O material recolhido recebe a destinação correta, beneficiando moradores que não têm como levar resíduos até os Ecopontos e contribuindo com a preservação ambiental. Pneus também são recolhidos, ajudando na prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

“O objetivo da operação é oferecer uma forma segura e sustentável de descarte para a população, mantendo os bairros limpos e reduzindo os riscos de doenças e enchentes”, destacou a Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria.

Itens não recolhidos

É importante lembrar que a operação não recolhe:

  • Entulho de construção civil;
  • Lixo doméstico;
  • Podas de árvores;
  • Resíduos de jardinagem ou corte de grama.

Consulta ao cronograma

A programação completa da Operação Cata-Tranqueira pode ser consultada a qualquer momento no site oficial da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A Secretaria recomenda que os moradores verifiquem o calendário para evitar o descarte irregular, que causa prejuízos à limpeza urbana e pode contribuir para enchentes e alagamentos.